Com boa adesão da comunidade e cerca de 900 pessoas envolvidas nos trabalhos, a vacinação é movimentada no município
Desde as 8h da manhã deste sábado, 23 de setembro, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A grande mobilização vai até as 17h em mais de 130 locais espalhados pela cidade com o objetivo de proteger as pessoas e seus animais de estimação ampliando a cobertura vacinal de cães e gatos.
Além do Dia D, a Unidade de Vigilância em Zoonoses da SMS (Rua Rodeio, S/N – Quadra 54 – St. Pontal Sul), aplica a vacina antirrábica diariamente, o ano inteiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
O prefeito Vilmar Mariano destaca a importância da vacinação e convida os moradores de Aparecida: “Levem todos os cães e gatos para vacinar contra essa doença fatal que é a raiva. Cuidem com amor e responsabilidade dos seus bichos, isso é fundamental!”
Responsabilidade com a Saúde Pública
Nesse sentido, a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, lembra que a raiva é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida de cães e gatos para os humanos através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados e não pode ser ignorada. “É indispensável, todos os anos, vacinar contra a raiva os caninos e felinos. Cuidar dos nossos animais de estimação faz com que eles vivam melhor e contribui muito para a Saúde Pública”, afirma.
O Chefe de Unidade de Vigilância em Zoonoses, Thulio Durães, lembra os riscos graves que podem ser evitados com a imunização: “Não deixem de comparecer no Dia D ou o quanto antes na Zoonoses para fazer essa vacinação. Cães e gatos contaminados podem morrer em até uma semana após apresentar sintomas como agressividade e demência, além de representarem um risco para outros animais e para as pessoas”.
Cães e gatos que devem ser vacinados
A chefe de Controle de Animais, Ludmila Garcia, ressalta que a vacina antirrábica é segura e informa que a meta deste ano é a de imunizar mais de 72 mil animais: “Cães e gatos com mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando estão aptos a ser vacinados.”
Veterinário da equipe da Zoonoses, João Eduardo Nicaretta complementa que a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse. Por isso, ele explica, “no ato da vacinação, os profissionais avaliam os riscos para cada caso e orientam os proprietários.”
União de forças em Aparecida
A estagiária de veterinária Laryssa Donato, da equipe da Zoonoses, que acompanha a vacinação, conta que, até as 10h30 deste sábado, os postos mais movimentados já têm, em média, 150 animais vacinados. “Somos cerca de 900 pessoas envolvidas nos trabalhos, dentre pessoal da prefeitura, de vários setores da secretaria de Saúde, alunos de veterinária, parceiros de pontos de vacinação, funcionários da Zoonoses e pessoal do combate à dengue, enfim, uma grande e organizada união de forças”.
No posto de vacinação montado no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping, uma equipe de acadêmicos de veterinária da PUC e da Universo, Queren Hapuc, Sarah Cristiny,
Jaciene Olencar, Priscilla Arantes e Isadora Santos, além do apoiador Jonathan, confirmam que a população está comparecendo satisfatoriamente para a vacinação desde as primeiras horas das atividades.
Vacinação por toda a cidade
Gabriel Lima, tutor dos cãezinhos shitzu Téo e Bento, de 1 ano e 2 anos e meio de idade, defende o carinho pelos bichos e a imunização: “São como nossos filhos, fazem parte da família, estão no nosso dia-a-dia e animam nossa casa. Sempre tive cachorros e sei que essa vacinação é indispensável e que é preciso cuidar dos nossos e também dos cachorros de rua, lá em casa fazemos o possível para ajudar. Agradeço à Prefeitura por essa conscientização e por espalhar postos por toda a cidade para alcançar mais animais”.
Num programa de família, Fátima Almeida Antunes e dois filhos dela enfrentaram o sol escaldante do sábado para levar os cãezinhos pinscher e mestiços Simba, Milly e Toquinho para vacinar. Agitados, os três levaram algum tempo para ser vacinados, mas o preparo e o carinho da equipe vacinadora resolveram a questão. João Pedro, filho de Fátima, enfatiza: “Amamos nossos cachorros e dizemos pra todo mundo vacinar os seus, é muito importante para eles e para a comunidade.”
Confira a lista de postos de vacinação do Dia D, das 8h às 17h
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)