Aparecida terá Instituto para estudos e tratamento de câncer

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Projeto foi apresentado hoje pelos investidores aos representantes do Estado e Município. Unidade terá referência internacional em pesquisas e tratamento e atenderá o sistema público de saúde.

Aparecida de Goiânia, 16 de abril de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) se reuniu nesta terça-feira, 16, com o vice-governador de Goiás, José Eliton; o secretário estadual de Saúde, Antonio Faleiros; os médicos investidores de Nova Iorque e Índia, Jerry Eisenberg e Shalom Kalnicki; e o idealizador brasileiro do projeto de construção do Instituto do Câncer em Aparecida, o médico e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), André Murah. Durante o encontro foram acertados os últimos detalhes para que a parceria entre governos estadual, municipal e setor privado seja firmada. A previsão é de que o hospital seja entregue em um ano e meio, já que a cidade já está definida como sede do projeto.

Os investidores apresentaram aos representantes dos governos estadual e municipal detalhes do projeto, que tem referência internacional em tecnologia, pesquisas e tratamento da doença. “A experiência já foi feita nos EUA e na Índia e foi um sucesso”, contou André Murah, frisando que Aparecida foi escolhida pelo Governo Estadual, entre os demais municípios goianos, pela proximidade com a capital e forte potencial de crescimento.

Segundo o médico do Department of Radiation Oncology Albert Einstein College of Medicine, Shalom Kalnicki, no Brasil anualmente são registrados 520 mil casos de câncer. “Por isso nosso desejo é ampliar este novo tipo de tratamento integrado para tratar a doença e reduzir os índices”, avaliou. Na ocasião, mais uma vez o prefeito Maguito colocou a administração de Aparecida à disposição para que este projeto se concretize no município. “Em Goiás carecemos de hospitais na àrea de oncologia e sabemos que esta experiência deu certo em São Paulo e outros países”, pontuou Maguito.

O espaço onde será construído o hospital fica próximo às àreas do campus da UFG, aeroporto executivo e Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq). O projeto do Instituto do Câncer do Estado de Goiás (ICEG) prevê uma área total de 30 mil m². “Não poderia haver local mais apropriado para o insituto do que Aparecida de Goiânia, cidade em franco crescimento, estrategicamente localizada e que será sede do novo campus da UFG que possibilitará parcerias nos estudos e pesquisas”, avaliou o médico Andre Murah.

O ICEG será um hospital privado, patrocinado por um grupo norte-americano do ramo de telecomunicações e GPS ORBCOMM,  mas que atenderá também pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo). Mais de U$ 100 milhões de dólares serão investidos na construção do insituto que funcionará em três vertentes: uma destinada às atividades da faculdade, com foco em especializações, mestrados e outros estudos na área; outra voltada ao centro de pesquisas para desenvolver medicamentos; e o tratamento aos pacientes.

O hospital contará com unidades de internação, centro de diagnóstico, tratamentos gerais e oncológicos, cirurgias, radioterapia, leitos de UTI e pronto atendimento, além de equipamentos com alta tecnologia. Terá capacidade para 300 leitos e a expectativa é de que possa atender 2 mil pacientes por mês. O modelo arquitetônico e estrutural seguirá o padrão do Instituto do Câncer do estado de São Paulo.

De acordo com André Murad o hospital também fará parceria com o Centro de Oncologia da Universidade de Miami, para intercâmbio médico, científico e acadêmico para programas de residência em oncologia. “Nosso objetivo é fazer do instituto referência em atendimento e pesquisa, tanto na rede privada como pública, inclusive em novos estudos fármacos e tratamentos inovadores contra o câncer”, salientou.

REGIÃO ESCOLHIDA – Também participaram da reunião o médico oncologista de Goiânia, Luiz Onofre, o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi, o secretario municipal de Indústria e Comércio, Marcos Alberto, e os assessores do governo estadual Luciano Haddad e Flávia Calil. Após a reunião, uma comitiva liderada pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcos Alberto, seguiu em visita à área escolhida para a construção do Instituto do Câncer e aos pólos industriais do município que se localizam na mesma região.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)