Aparecida de Goiânia, 23 de novembro de 2013 – Cerca de 25 mil pessoas receberam atendimentos em diversas áreas na Aldeia da Cidadania, realizada neste sábado, 23. Em sua 8° edição, o evento é uma iniciativa do Comitê de Entidades no Combate à Fome pela Vida (COEP), em parceria com a Prefeitura de Aparecida com o objetivo de minimizar a exclusão social das comunidades carentes. O prefeito em exercício, Ozair José (PT), visitou todos os estandes montados na Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato, no Jardim Tiradentes, e aproveitou para aferir pressão.
A ação leva serviços básicos como: Emissão de documentos; Cartão do SUS; Emissão do Passaporte do Idoso; Auxilio Doença; Aposentadoria e Requerimentos no INSS aos moradores. “Toda edição identificamos uma região mais carente destes serviços para receber a Aldeia da Cidadania”, conta o secretário executivo da COEP, Donizete de Deus Alves. Cerca de 400 voluntários, entre médicos, odontólogos, assistentes sociais, estudantes, servidores públicos e outros trabalharam durante o evento. As secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Procon, Trabalho Emprego e Renda, Educação, Cultura e outras também disponibilizaram vários serviços gratuitos.
Segundo Ozair José, parcerias como esta são fundamentais para que os benefícios sociais cheguem aos mais necessitados. “Proporciona interação entre poder público e entidades dos moradores. Vemos de perto o que eles anseiam, além de poder cumprir várias demandas reprimidas, em um tempo curto”, avalia o prefeito em exercício. Ozair foi acompanhado pelos secretários de Comunicação, Ozeias Laurentino e Educação, Domingos Pereira; do presidente do Procon, Marinho Resende, e dos vereadores Vercelino Amendoim (PSL) e Nascimento (PSDB).
A dona de casa, Maria Augusta dos Anjos Silva, aprovou os serviços oferecidos e passou pela seção de beleza para cortar o cabelo e fazer as unhas. Ela também levou os dois filhos que participaram da oficina educativa sobre como escovar os dentes de forma correta. “Aqui podemos fazer várias coisas em um só lugar e no mesmo dia”, comemora.
Quem passou pela Aldeia da Cidadania também teve a oportunidade de realizar consultas médicas nas áreas de Oftalmologia; Clínico Geral; Cardiologista; Teste PSA; Vacinação contra Hepatite B, antitetânica e febre amarela; Citologia; Higiene Pessoal; Atendimento Odontológico; Testes de Glicose e Colesterol; Saúde Preventiva; Tipagem Sanguínea; Aferição da Pressão; Orientação Medicina Alternativa; Avaliação Auditiva e da Linguagem; Acupuntura Sistêmica e Auricular; Corte de Cabelo; Oficina de Pintura Expressiva e Avaliação de Fonoaudiologia. A expectativa é que até o fim do dia, 10 mil pessoas passem pelo local e 25 mil atendimentos sejam prestados.
Foram oferecidos ainda Orientação Jurídica e Fiscal; Cadastramento encaminhamento de Currículo ao SINE; Orientação do Procon Municipal; Orientações de Trânsito; Palestras Educacionais e Informativas; Recreação Infantil; Orientação sobre acidentes domésticos; Orientação técnica sobre hortas. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano distribuiu duas mil mudas de plantas.
Casamento – Dentro das ações realizadas pela Aldeia da Cidadania está o casamento comunitário. Na sexta-feira, dia 22, 145 casais se uniram em cerimônia religiosa e civil no SESI de Aparecida. A 8° Aldeia da Cidadania conta ainda com a parceria de instituições filiadas do Comitê, como a Prefeitura de Aparecida e suas secretarias, Inss, Senac, Sesi, Ibama, SFA, UFG, Corpo de Bombeiros, Caixa Econômica , Embrapa, SRTE, Secretaria de Cidadania e Furnas.
COEP – O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida foi criado em 1993, o objetivo era reunir empresas para somar esforços na articulação e implementação de ações voltadas para o combate à fome e à miséria. São mais de 1.100 instituições envolvidas nas 27 unidades da federação e em 29 municípios, incluindo entidades de classe e universidades. A principal parceria privada da COEP na realização da Aldeia da Cidadania é Furnas, que dá suporte logístico e financeiro e está situada em Aparecida de Goiânia.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)