Presidente Dilma Rousseff anuncia inauguração de Cmei em Aparecida

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2013 – A Presidente Dilma Rousseff (PT) reafirmou a inauguração do primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do Pró-infância, em Aparecida.  A unidade é a primeira do país construída com tecnologia canadense e será entregue em dezembro à população do setor Serra Dourada. A unidade começa a funcionar no início de 2014. O anúncio foi feito durante o programa Café com a Presidenta na manhã desta segunda-feira (25) no portal eletrônico do Planalto. O convite para inauguração da obra foi feito pelo prefeito Maguito Vilela à Presidente Dilma e ao Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, durante visitas a Brasília, e aguarda apenas a agenda da presidente e do ministro para marcar a data da inauguração.

Durante a entrevista, a presidente Dilma conta que o método canadense de PVC é inovador e permite que uma obra seja entregue com mais agilidade. ”É um sistema de construção bem moderno, muito usado nos países desenvolvidos para acelerar as obras. Nesse sistema, as estruturas do prédio, as vigas, as paredes, o telhado, já vêm prontos de fábrica, e só são montados no canteiro das obras”, explica.

De acordo com Maguito Vilela, estão sendo construídas na cidade 36 CMEIs, o primeiro começou a ser construído em agosto deste ano e já será inaugurado quatro meses depois. “Todas as unidades foram cuidadosamente planejadas, com salas de aula, descanso e refeitórios adequadamente iluminados e arejados para proporcionar maior conforto para as crianças. Além de deixar as mães mais tranqüilas para trabalhar”, ressalta. Cada CMEI tem capacidade para atender 120 crianças.

Ainda no programa Café com a Presidenta, a presidente Dilma Rousseff salientou a importância do fortalecimento da rede infantil de ensino. “A creche é um instrumento importantíssimo para combater as desigualdades, dando a todas as crianças do nosso país acesso à educação de qualidade. Nos CMEIs a criança vai receber os estímulos necessários para o seu desenvolvimento”, avalia.

Segundo Dilma, estudos recentes comprovam que a criança que, desde pequena, é estimulada e despertada, com acesso a brinquedos, jogos, livros, num ambiente com boa alimentação e cuidados adequados, se desenvolve melhor ao longo da vida. “Eu sempre digo que oferecer creche de boa qualidade para a nossa população, principalmente para a população mais pobre, é o primeiro passo para garantir uma saída permanente e sustentável da pobreza e dar um futuro ao país”, ressalta a Presidente.

É importante destacar que outra vantagem da tecnologia canadense é que a obra fica até 24% mais barata. “Todo material utilizado sai pronto da fábrica, evitando desperdícios”, completa Dilma. As unidades são construídas por meio de parceria entre Prefeitura, que doa o terreno e faz a terraplanagem, e o Governo Federal, que libera recursos para a construção, compra das mobílias e materiais pedagógicos.