Saúde de Aparecida é finalista em concurso nacional de humanização

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2013 – Um vídeo produzido pela Coordenação de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está entre os 30 finalistas do “Concurso Cultural Somos Parte do SUS que dá Certo”, evento da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde (MS). O resultado final será divulgado na quinta-feira, 28 de novembro, no auditório da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), no Setor de Embaixadas Norte, em Brasília (DF). Dos 30 finalistas, 10 vão compor o vídeo e catálogo institucional da PNH, que será lançado em 2014 em comemoração aos 10 anos da Política.

Segundo a Rede HumanizaSUS, o objetivo da premiação é o de aproximar os brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS) através da divulgação de experiências exitosas do dia a dia de gestores, trabalhadores e usuários diretamente envolvidos com a Saúde Pública. Foram inscritos 284 vídeos de até 5 minutos de duração vindos de o todo o País e que foram assistidos por 18 apoiadores da PNH que analisaram critérios como criatividade e potencial para melhorar o acesso dos usuários ao Sistema.

A coordenadora de Humanização da SMS, a psicóloga Emilia Guaritá, informa que os 30 vídeos finalistas foram avaliados pela comissão julgadora do concurso, composta por representantes da PNH, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do MS e da OPAS.

O resultado do concurso será divulgado durante o “Seminário 10 anos da PNH” e entre os 10 vídeos selecionados haverá ainda a premiação na categoria Voto Popular (para o mais votado pelos internautas na Rede HumanizaSUS), que receberá Menção Honrosa.

Todos pelo SUS

A Política Nacional de Humanização (PNH), que completa uma década de existência em 2013, foi criada para aproximar gestores, trabalhadores e usuários do SUS com foco no aprimoramento do Sistema e reconhecendo-o como um patrimônio de todos os brasileiros. Acolhimento, gestão participativa e co-gestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a Política e resultam, na prática, em melhorias como a classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), os colegiados gestores (que democratizam as decisões) e o direito ao acompanhante, dentre outros.