Estudantes de 47 instituições da rede pública de ensino receberão medicamentos e orientações
Começa nesta terça-feira, 5, em Aparecida, a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A ação irá atender crianças de cinco a 14 anos de idade matriculadas em 47 escolas na rede pública de ensino. O objetivo é identificar casos suspeitos de hanseníase, encaminhar para tratamento aqueles que forem confirmados e reduzir a carga parasitária de verminoses entre os estudantes. A campanha segue até 20 de junho, com a expectativa de atender mais de 25 mil alunos.
Durante a campanha, equipes de saúde realizarão busca ativa de novas ocorrências de hanseníase nas escolas e analisarão os dados coletados. Em caso de identificação de lesões suspeitas, os alunos serão encaminhados às unidades de saúde para confirmação do diagnóstico e tratamento. Já a redução da carga parasitária de verminoses será feita por meio da administração de doses únicas de medicamento. Todos os procedimentos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis.
Segundo o secretário interino de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a Campanha visa desenvolver cada vez mais a cultura da prevenção na população. “A detecção precoce da Hanseníase pode prevenir diversas incapacidades decorrentes do diagnóstico tardio e favorecer a cura dos casos confirmados”, exemplificou. O gestor destacou também que ao final da campanha os dados serão consolidados e digitados em sistema próprio para acesso do Ministério da Saúde.
Doenças
A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos, embora poucos adoeçam. Já as verminoses tratadas pela ação constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais, que produzem redução no desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e uma diversidade de quadros mórbidos.
Escolas
Confira abaixo as instituições participantes da Campanha:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)