Assinado protocolo de intenções para implantação do ABL em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Parceria público-privada permitirá criação do Complexo Logístico Industrial Aduaneiro (Clia) para atender o setor produtivo de Goiás, além de polos atacadista e de hortifrutigranjeiros.

Aparecida de Goiânia, 23 de junho de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e o governador Marconi Perillo prestigiaram nesta quinta-feira (23) a abertura da 1ª Expo Aparecida – Feira de Comércio, Indústria e Logística, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag). Participaram o presidente da Aciag, o empresário Osvaldo Zilli; o presidente do All Park, Romeu Neiva Júnior; Orlando Amaral, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), cujo campus em Aparecida encontra-se em construção bem próximo ao polo logístico; os secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional) e Ralph Vicente (Indústria e Comércio); além de representantes das instituições parceiras da feira e auxiliares dos governos Estadual e Municipal.

Durante a abertura da Expo Aparecida, o prefeito e o governador assinaram o Protocolo de Intenções para estruturação e implantação do Aparecida Business LOG – ABL em Aparecida. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP), de iniciativa da Prefeitura, que observou diversos fatores favoráveis à sua implantação no município, como a vocação natural de Aparecida para a industrialização; sua posição geográfica central e estratégica; e a grande demanda para logística e distribuição já existente – a cidade abriga hoje mais de 32 mil empresas e indústrias ativas, pelo menos 100 delas com grande volume de exportação.

O Aparecida Business LOG – ABL, ou simplesmente ABL, será composto por três estruturas integradas: o Polo de Distribuição e Comércio Atacadista; o Polo de Distribuição de Hortifrutigranjeiros; e o principal deles, o Complexo Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA). “Existem hoje no Brasil cerca de 40 CLIAs funcionando muito bem. Mas Aparecida tem uma vantagem enorme, que é a localização e uma área de porte que poderá atender todo o segmento atacadista que se expreme em centros já saturados como Campinas, o de hortifrutigranjeiros e o volume de importação e exportação do nosso Estado. Ou seja, agrupada ao CLIA, toda essa estrutura propiciará um novo salto da nossa Economia”, avalia o prefeito Maguito Vielela.

As três estruturas que compoem o ABL serão implantadas em uma área total de 1.800.000 m², localizada na região leste de Aparecida. Parte desta área é de domínio privado e outra é de domínio público, justificando o esforço entre Município e Estado. O protocolo assinado estabelece que desta área total, 518.000 m² pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Econômica de Goiás (CODEGO) serão cedidos à Prefeitura para a implantação do CLIA. Por sua vez, o município também trasferirá parte do seu domínio, correspondente a 382 m², para a composição do ABL, e os 900.000 m² restantes são de domínio privado.

O secretário Euler de Morais e o presidente da Aciag, Osvaldo Zilli, destacaram que o investimento vai na contramão da realidade atual do país. “Em um cenário nacional de crise, Aparecida ainda está empregando, porque temos um número grande de empresas se instalando. O PIB da cidade, que em 2009 foi de R$ 3,2 bilhões, triplicou e este ano deve atingir R$ 10 milhões. Ou seja, temos um cenário diferente, mas é preciso seriedade e cuidado para manter esse crescimento”, resumiu o empresário.

“O cenário de Aparecida já é extremamente favorável. A cidade viveu um momento de crescimento extraordinário, com grande incentivo do Governo Federal. Agora precisamos criar nossas condições próprias de avanço, inovações, integrar o conhecimento tecnológico com maior interação do meio acadêmico, possibilitando que o setor de indústria e comércio mantenha esse cenário de crescimento e desenvolvimento da cidade”, observou o secretário de Governo.

De acordo com levantamento recente realizado pela prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Teconologia, pelo menos 280 atacadistas hoje instalados em Goiânia pretendem se deslocar para Aparecida, que apresenta hoje o 3º maior PIB de Goiás e figura entre os maiores centros comerciais do Estado. “Aparecida é atraente para o setor sob diversos aspectos e agora, com a implantação do ABL, em especial o CLIA, as possibilidades para investimentos serão ainda maiores”, avaliou o secretário Ralph Vicente.

Expo Aparecida promove conhecimento e negócios

Com o mesmo espírito de fortalecer o segmento industrial de Aparecida, além de promover um ambiente favorável à realização de negócios, a Expo Aparecida se estenderá até sábado (25), no All Park Polo Emprearial, o primeiro polo empresarial horizontal fechado e privado de Aparecida. Cerca de 40 empresas expositoras compõem o ambiente da feira, que também prevê a realização de palestras e workshops voltados ao segmento empresarial e industrial.

 A programação também inclui a realização da 290ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado (FCO), quando serão apreciadas cartas consultas de grandes, médios e pequenos empresários. Outra atração serão os testes drives de caminhões e carros off road, e o campo de provas para máquinas da linha amarela – escavadeiras, carregadeiras, retro-escavadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas. Lançamentos de produtos, rodadas de negócios também serão promovidas até sábado. O funcionamento será sempre de 10 às 18 horas. 

Além das empresas locais, a 1ª Feira de Comércio, Indústria e Logística de Aparecida de Goiânia também reúne parceiros de peso, como a própria Prefeitura de Aparecida, Governo do Estado,  Fieg,  Sebrae, Facieg, Acieg e CTComex. “O objetivo é que a 1ª Expo Aparecida seja um indutor de negócios. Assim, mostraremos a força empresarial da cidade”, afirma Osvaldo Zilli.

O potencial de Aparecida é mesmo inegável. Atualmente, o município possui quatro polos industriais e ocupa o terceiro lugar no ranking dos municípios goianos industrializados. De acordo com a Fieg, as indústrias de Aparecida de Goiânia representam cerca de 10% do total em Goiás, com crescimento industrial contínuo e que ajuda a amortizar o impacto da atual crise econômica em Goiás. De acordo com estudos socioeconômicos realizados pelo Instituto Mauro Borges (IMB), órgão ligado à Segplan, o recuo das indústrias goianas nos últimos 12 meses foi de -2,9%, enquanto a média nacional foio -9,6%.  

Missão Coreana conhece potencial de Aparecida

Durante todo o dia, o potencial e o desenvolvimento econômico de Aparecida continua sendo o tema central da agenda do prefeito Maguito Vilela. No período da tarde, à pedido dos empreendedores do ABL, o prefeito e o governador Marconi Perillo se reunirão com o diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, para pedir que ele interceda junto à Triunfo Concebra – concessionária responsável pela manutenção da BR-153 no perímetro urbano de Aparecida e Goiânia – e peça agilidade na construção do desvio da rodovia. A reunião será realizada no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica.

À noite, o prefeito Maguito Vilela apresentará o projeto do Aparecida Business LOG – ABL à investidores sul coreanos que vieram ao Brasil para conhecer o potencial da cidade goiana e discutir investimentos por aqui. A comitiva é liderada pelo embaixador da República da Coreia no Brasil, Jeong-Gwan Lee.  

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)