Prefeito e Governador se reúnem com presidente da ANTT para decidir sobre obras no município

9 de maio de 2017

Foto: Johnney Macena

Aparecida de Goiânia, 23 de maio de 2016 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) participou de reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, na tarde desta quinta-feira (23) para tratar dos assuntos referentes ao desvio da BR-153 e às obras do atual trecho da rodovia no município. A reunião, que deveria ter ocorrido durante almoço em Brasília, mas que foi desmarcada por motivo de força maior, contou com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB) e acabou ocorrendo um pouco depois em Goiânia, no Palácio das Esmeraldas.

“O presidente da ANTT foi bastante solícito em vir a Goiânia para nos atender. Existe uma imensidade de projetos na Região Leste que são importantíssimos para o desenvolvimento da cidade de Aparecida, como o Aeroporto Executivo, o campus da Universidade Federal de Goiás, os polos de Distribuição e Comércio Atacadista e de Distribuição de Hortifrutigranjeiros; e também o Complexo Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA)” – pontuou Maguito.

Segundo o secretário Euler Morais (Governo e Integração Institucional), a reunião – que também contou com a presença prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT), e da secretária Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos) – foi bastante positiva para o município. “A celeridade nas obras do desvio da BR-153 é de extrema importância para a implantação de todos estes projetos que estamos realizando” – conta Euler.

Jorge Bastos pontuou que a permissionária da obra aguarda aprovação de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para início das obras do contorno da BR-153. Mas garantiu que irá interceder para que a aprovação aconteça o quanto antes. “Recebemos a garantia de que as intervenções da empresa no atual trecho da BR-153 serão iniciadas o mais rápido possível” – conta o secretário.

Entenda

A empresa permissionária deverá realizar obras de Mobilidade Urbana no atual trecho da BR-153 como contrapartida pela implantação do contorno da rodovia. Serão quatro pequenas pontes que serão construídas no trecho em que a rodovia passa em frente ao Country Club de Goiás (Córrego Santo Antônio); um viaduto na Avenida Santana, que ligará a Região Leste ao Centro da cidade; e um elevado no trecho em que começa a Avenida Bela Vista.

Obras estratégicas

O prefeito Maguito Vilela entregou ao diretor-geral da ANTT um documento elaborado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon) contendo todas as observações e pleitos do setor a respeito da importância da obra para a Região Metropolitana; explicando os benefícios socioeconômicos imediatos para Goiânia e Aparecida de Goiânia; seu impacto no desenvolvimento econômico no Estado de Goiás; e quais outras obras seriam necessárias para a eficácia do Complexo Logístico Industrial Aduaneiro (CLIA).

Alameda do Turismo

O prefeito Maguito Vilela aproveitou a oportunidade para propor ao governador Marconi Perillo uma parceria na implantação do projeto da Alameda do Turismo no município de Aparecida de Goiânia. “O governador Marconi Perillo recebeu o projeto com bastante entusiasmo e pediu que entregássemos ofício para que despachasse ali mesmo, o que foi feito de imediato. Ele nos disse que, com o anúncio da renegociação das dívidas dos estados feito pelo Governo Federal, muito provavelmente poderão ser feitos novos e bons investimentos em Aparecida de Goiânia” – conta o prefeito.