Aparecida de Goiânia, 15 de março de 2016 – A Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia se reuniu na tarde desta terça-feira (15) com moradores, comerciantes e lideranças dos bairros que fazem parte da segunda etapa do trecho por onde passará o símbolo olímpico no município. O encontro, que teve a presença do prefeito Maguito Vilela, aconteceu na Escola Estadual Irmã Angélica, no setor Jardim Monte Cristo. A ideia é debater as estratégias traçadas pelos membros da comissão organizadora do evento, que acontecerá no dia seis de maio, a fim de envolver toda a comunidade.
“O Brasil lutou desde sempre para conquistar o direito de sediar as Olimpíadas. A tradição da Tocha Olímpica existe há mais de 700 anos antes de Cristo. Aparecida foi escolhida entre as mais de 5 mil cidades brasileiras para sediar passagem Chama Olímpica. Seremos a terceira cidade do país por onde ela passará. Esse evento irá eternizar o nome de nossa cidade em relação ao esporte. O mundo inteiro vai ver Aparecida e temos de nos organizar para que tudo saia nos mais prefeitos detalhes. Com certeza, outros eventos virão e já estão vindo. Isto já está mexendo com o autoestima do cidadão. Portanto, cada um aqui será parte nesta história” – conta o prefeito.
“É necessário o envolvimento de toda a cidade. Não podemos deixar, por exemplo, nenhum espaço do trajeto vazio de gente. No dia 30 de abril acontecerá uma carreata que acontecerá em conjunto com o Corpo de Bombeiro, as polícias Civil e Militar, a Maçonaria, o Lyons Clube, sindicatos, lideranças e todos os moradores. O prefeito Maguito Vilela conseguiu a vinda deste evento e agora a responsabilidade é de todos nós. Nos últimos anos Aparecida se desenvolveu em todos os sentidos, econômico, social, educacional e cultural. Este é o momento de projetarmos nossa cidade para que o mundo inteiro conheça o que temos de bom para oferecer” – pontua Euler Morais.
Segundo o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, telões serão instalados ao longo do percurso para que as pessoas possam acompanhar o trajeto da Chama Olímpica. Estiveram presentes os vereadores Gilsão Meu Povo e Rosildo, e os secretários Domingo Pereira (Educação), Júlio Lemos (Habitação e Regulação Fundiária) e Luciana Guimaraães (Cultura). O comitê é composto por cerca de 200 membros de diferentes segmentos de toda a população aparecidense Em Goiás, a rota da tocha incluirá 12 municípios: Piracanjuba, Morrinhos, Itaberaí, Trindade, Corumbá, Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Pirenópolis, Anápolis, Cidade de Goiás, Caldas Novas e Goiânia. Nas duas últimas, a tocha pernoitará.
Tocha percorrerá cerca de 20 mil km em todo o país
A cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia. Chega ao Brasil no dia 3 de maio, quando o revezamento será iniciado pela capital, Brasília. No dia 6 de maio, a tocha chegará à Aparecida, onde percorrerá 17,8 Km, passando pelas mãos de cerca de 40 condutores, a partir da Avenida Igualdade com a GO-040, na região do Garavelo.
Em todo o país, a tocha será carregada por pelo menos 12.000 condutores, ao longo de cerca de 20.000 km, e vai voar em torno de 10.000 milhas pelo país, no trecho do Revezamento compreendido entre Teresina e Campo Grande. O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã.
Ainda de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, embora não passe por todas as 5,6 cidades brasileiras.
MOBILIZAÇÃO – Para mobilizar a população aparecidense, o Comitê Organizador de Aparecida se reunirá pelo menos mais uma vez antes da chegada da tocha à cidade, no dia 15 de março. “No dia 30 de abril, último sábado antes do dia 6 de maio, também pretendemos fazer uma grande carreata para estimular de vez todos a entrarem no clima da festa”, informou o secretário Euler de Morais.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)