O concerto do Coral Sinfônico Jovem de Goiás, realizado na tarde desta quarta-feira (18) no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), encerrou com chave de ouro a programação de festividades natalinas nas unidades de Saúde de Aparecida. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Executiva de Cultura e Turismo e incluiu três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Cais Nova Era e o hospital como palco da programação cultural “Natal: O Mundo dos Sonhos!”. “Foi uma apresentação mágica, de arrepiar. Ficamos todos emocionados Com certeza é uma grande honra poder proporcionar esse momento às pessoas atendidas aqui e também às que trabalham” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.
O paciente Alessandro Ferreira Pinto, que está internado há 34 dias no hospital, relata que a performance mudou o seu dia. “Quando chega uma apresentação dessas a gente fica até mais feliz. Com certeza ajuda no tratamento, que já é bom, neste hospital lindo como esse”. Para o gerente médico do HMAP, Alessandro Stival, a população de Aparecida de Goiânia está bem servida em todos os aspectos na Saúde com a implementação do Hospital Municipal de Aparecida e projetos como esse seguramente ajudam a aumentar a sensação de acolhimento dos pacientes. “Traz um pouco de humanização ao atendimento do paciente, quebra a rotina hospitalar e traz um clima mais leve. Aproveitando essa época do ano, que é mágica e encantadora, para trazer o paciente para perto da gente e para perto da comunidade” – Camila Abadia, nutricionista responsável pelo orquidário da unidade.
O maestro responsável pela regência do coral, Weber Assis, explica que as cantatas são um símbolo do Natal. “Não se consegue falar a respeito do Natal sem falar de Jesus, do presépio, de árvores de Natal. E a música coral tem um papel importante nesse processo de festa natalina e tem em si um poder próprio de elevar as almas das pessoas. Quando vê traz isso para um hospital, onde as pessoas normalmente estão convalescentes, ou com uma desesperança, a música, principalmente com temática natalina, vai trazer uma experiência de alegria para esse ambiente em que é normal um sentimento de tristeza e de desesperança. Portanto é mais do que gratificante poder proporcionar isso a essas pessoas”.
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, que possui 65 membros, é um dos grupos pertencentes à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, ligada ao Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França. A diretora de Urgências da SMS, Amanda Melo, lembra que já foram proporcionadas experiências exitosas com a promoção de momentos lúdicos e culturais nas unidades de Urgência e Emergência do município e que o resultado sempre foi excepcional. “As pessoas se sentem prestigiadas e acolhidas e as apresentações acabam provocando sensação de conforto que e muito benéfico. Em alguns casos os pacientes, por poucos momentos, se esquecem até mesmo da dor. Sem contar que a programação sempre nos evoca às palavras de Jesus, o que acaba reconfortando muitos dos pacientes. Portanto só temos que incentivar este tipo de parceria” – explica.
“A Melhor coisa que pode ter é uma sensação como esta, tão bonita. Apesar de não estar bem de saúde, com certeza vai ajudar a melhorar nossa saúde. Fiquei muito satisfeito” – conta o paciente Baltazar Paulo Ribeiro. Para Amanda de Oliveira, coordenadora de Nutrição do hospital, trata-se de uma experiência muito positiva. “Estamos na véspera de Natal então o clima muda e foi bem interessante, bem mágico mesmo para quebrar a nossa rotina. Acredito que trouxe um clima bom, uma emoção natalina característica da época para os pacientes” – pontua. “É uma imensa satisfação poder contagiar cada vez mais pessoas com a alegria das festividades da data. A partir deste ano a Secretaria Municipal de Saúde, que cuida de todos no momento em que mais precisamos, e que tem uma função tão nobre para a vida das pessoas, terá destaque na programação” – enfatiza o secretário de Cultura e Turismo, Guido Marco.
“Para nós é um prazer estar aqui nesse aniversário de um ano do hospital, nesta época de Natal. É uma alegria porque estamos encerrando a temporada 2019 e agora só voltaremos no final de fevereiro e estamos abertos a novos convites” – lembra o maestro. O prefeito aproveitou para falar sobre o cronograma de funcionamento do HMAP e demonstrou satisfação em ver que as etapas estão sendo cumpridas e pelo atendimento de excelência.
“Estamos medindo os índices de satisfação da população com relação ao atendimento do HMAP e são de mais de 90%. Claro que isso me deixa muito feliz. Nos próximos anos abriremos as novas etapas e é claro que poder atender com qualidade é sempre uma satisfação. Na semana passada eu estive no Ministério da Saúde para articulando os recursos para colocar o HMAP funcionando com 100% de sua capacidade. Espero que nas primeiras semanas de 2020 possamos conseguir isso e finalizar as próximas etapas do cronograma”.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)