Gustavo Mendanha recebe artesãos de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2017 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, os quatros artesãos convidados para participar da Exposição de Artesanato que será realizada do dia 20 a 24 de março na sede da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

No encontro, Gustavo Mendanha garantiu que sua gestão tem como compromisso fomentar a cultura em sua diversas vertentes. “Queremos incentivar não só o artesanato, mas a dança, a pintura, a música e todos as manifestações culturais do nosso município e essa exposição será uma importante oportunidade de apresentar o trabalho destes artistas para os moradores de Aparecida”, destacou Gustavo Mendanha.

De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, os artistas figuram entre os principais de Goiás. “Aparecida é a única cidade goiana a ter quatro artistas entre 150 mais importantes do Estado”, destacou o superintendente.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, também participou do encontro e assegurou que Aparecida vai promover a cultura nesta gestão. “O prefeito é um jovem culto e tenho certeza que ele vai  incentivar a cultura na nossa cidade. Isso é importante para os artesãos e para quem vive aqui porque a cultura gera renda e precisamos divulgar para dar o retorno necessário para cidade”, destacou Veter Martins.

Carlos Antônio da Silva é artesão há 17 anos e a matéria prima principal das suas esculturas é argila. O estilo artístico do artesão é a arte figurativa que buscam representar temas sertanejos e cenas urbanas. Para ele, o espaço que a exposição vai dar para expor seu trabalho é muito importante para fomentar a cultura na cidade. “Uma exposição como esta nos enche de esperança porque estamos sempre buscando a divulgação e o reconhecimento do nosso trabalho na cidade”, ressaltou o artesão.

Carlos Antônio já participou de várias exposições no Brasil e revelou que infelizmente nosso trabalho é mais reconhecido em outros estados,  conseguimos fazer vendas e ter retorno do nosso trabalho. “A arte em Goiás precisa de mais espaço e dilvulgação”, pontuou o artesão.

A arquiteta e design de interiores, Andréa Caetano, esposa e representante do artista plástico Maicon Soares do Estúdio Aramados que irá participar da exposição, revela a importância de trabalhar com materiais recicláveis. “Existem pessoas que reciclam e acabando gerando mais sucata, objetos sem valor que retornarão, em pouco tempo, ao lixo, e nós transformamos materiais recicláveis em arte que pode passar de geração para geração”, afirmou Andréa.

Novos incentivos

Segundo o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, está em processo de licitação a construção de um Centro de Artesanato na região do Garavelo. O lugar será mais um espaço para artistas da cidade realizarem a exposição dos seus trabalho, além de dar a oportunidade para eles ensinarem para outras pessoas como jovens e idosos.

Outra obra importante para incentivar os artistas aparecidenses é o Centro de Tradições Regionais que será construído no município. Segundo Gustavo, o espaço irá promover eventos culturais e gastronômicos de diversas regiões do país, além de ser mais um lugar para realização de exposições permanentes dos artistas de Aparecida.  

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)