Aparecida de Goiânia, 13 de março de 2017 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha recebeu na tarde desta segunda-feira, 13, os quatros artesãos convidados para participar da Exposição de Artesanato que será realizada do dia 20 a 24 de março na sede da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
No encontro, Gustavo Mendanha garantiu que sua gestão tem como compromisso fomentar a cultura em sua diversas vertentes. “Queremos incentivar não só o artesanato, mas a dança, a pintura, a música e todos as manifestações culturais do nosso município e essa exposição será uma importante oportunidade de apresentar o trabalho destes artistas para os moradores de Aparecida”, destacou Gustavo Mendanha.
De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, os artistas figuram entre os principais de Goiás. “Aparecida é a única cidade goiana a ter quatro artistas entre 150 mais importantes do Estado”, destacou o superintendente.
O vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, também participou do encontro e assegurou que Aparecida vai promover a cultura nesta gestão. “O prefeito é um jovem culto e tenho certeza que ele vai incentivar a cultura na nossa cidade. Isso é importante para os artesãos e para quem vive aqui porque a cultura gera renda e precisamos divulgar para dar o retorno necessário para cidade”, destacou Veter Martins.
Carlos Antônio da Silva é artesão há 17 anos e a matéria prima principal das suas esculturas é argila. O estilo artístico do artesão é a arte figurativa que buscam representar temas sertanejos e cenas urbanas. Para ele, o espaço que a exposição vai dar para expor seu trabalho é muito importante para fomentar a cultura na cidade. “Uma exposição como esta nos enche de esperança porque estamos sempre buscando a divulgação e o reconhecimento do nosso trabalho na cidade”, ressaltou o artesão.
Carlos Antônio já participou de várias exposições no Brasil e revelou que infelizmente nosso trabalho é mais reconhecido em outros estados, conseguimos fazer vendas e ter retorno do nosso trabalho. “A arte em Goiás precisa de mais espaço e dilvulgação”, pontuou o artesão.
A arquiteta e design de interiores, Andréa Caetano, esposa e representante do artista plástico Maicon Soares do Estúdio Aramados que irá participar da exposição, revela a importância de trabalhar com materiais recicláveis. “Existem pessoas que reciclam e acabando gerando mais sucata, objetos sem valor que retornarão, em pouco tempo, ao lixo, e nós transformamos materiais recicláveis em arte que pode passar de geração para geração”, afirmou Andréa.
Novos incentivos
Segundo o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, está em processo de licitação a construção de um Centro de Artesanato na região do Garavelo. O lugar será mais um espaço para artistas da cidade realizarem a exposição dos seus trabalho, além de dar a oportunidade para eles ensinarem para outras pessoas como jovens e idosos.
Outra obra importante para incentivar os artistas aparecidenses é o Centro de Tradições Regionais que será construído no município. Segundo Gustavo, o espaço irá promover eventos culturais e gastronômicos de diversas regiões do país, além de ser mais um lugar para realização de exposições permanentes dos artistas de Aparecida.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)