Aparecida de Goiânia, 07 de fevereiro de 2014 – Após realizar visita técnica ao campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral, confirmaram que o campus avançado da UFG em Aparecida funcionará temporariamente no prédio da UEG, que fica ao lado do Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa).
“A UFG já tem área de 500 mil metros quadrados disponível para construir o seu próprio câmpus. As obras devem começar neste semestre, mas o reitor Orlando do Amaral deseja iniciar as atividades da UFG imediatamente. Por isso, viabilizamos a parceria com a UEG, que vai abrigar a UFG por enquanto”, sublinhou o prefeito que intermediou a parceria entre as duas instituições de ensino superior. Nesta semana, Maguito se reuniu com o reitor da UEG, Haroldo Reimer, que autorizou a diretora do campus da UEG de Aparecida, Maria Lúcia Santos, a ceder parte do prédio da UEG para a UFG iniciar suas atividades no município. De acordo com a diretora, caso necessite, a UFG pode funcionar no local até 2017.
A UEG de Aparecida possui uma área territorial de mais de seis mil metros quadrados, fica próxima ao Huapa e ao Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Polo Empresarial Goiás. A Prefeitura de Aparecida irá custear a locação do prédio temporário, além de ceder servidores para cuidar da limpeza e da segurança do espaço. “Já oferecemos todo o suporte na área de limpeza, roçagem e iluminação da UEG e vamos reforçar os trabalhos para atender bem os servidores e estudantes da UFG”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Rodrigo Caldas.
O primeiro vestibular da UFG em Aparecida será realizado em maio deste ano para o curso de Engenharia de Produção. Em 2015, a universidade ofertará também os cursos de Geologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes e Engenharia Química. “O prédio da universidade estadual superou e muito as nossas expectativas. Com essa parceria, não resta dúvidas que a UFG estará presente em Aparecida ainda este ano”, avaliou o reitor.
OBRAS – O campus avançado da UFG será construído na região leste de Aparecida, próximo ao Parque Industrial José Alencar. De acordo com o reitor, o processo licitatório para a execução das obras já está no estágio final. “A nossa expectativa é assinar o contrato com a empresa que vai executar a obras nos próximos 30 dias”, argumentou.
O terreno onde será construído a UFG em Aparecida possui 500 mil metros quadrados e foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira por meio de edital de chamamento público. O pedido da universidade para o município de Aparecida foi feito pelo prefeito Maguito Vilela ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, mas foi a presidente Dilma Rousseff que concretizou a solicitação no ano de 2011 durante a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.
MEDICINA – Além de receber o campus avançado da UFG e contar também com uma unidade do IFG, Aparecida foi pré-selecionada pelo Ministério da Educação para receber a implantação do curso de medicina em instituições particulares de ensino superior do município.
Os municípios selecionados na primeira etapa, dentro que foi estipulado pela portaria, receberão, na segunda etapa, a visita da comissão de especialistas do MEC para a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. A terceira etapa consiste na análise do projeto de melhoria destes equipamentos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)