Secretaria de Cultura inaugura Casa de Artes

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de Fevereiro de 2014 – A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Cultura e Turismo inaugurou na manhã desta sexta-feira (07), a Casa de Artes, instalada no Setor Village Garavelo. O espaço oferecerá cursos gratuitos como Artes Plásticas, Artes Cênicas, Pintura e modalidades musicais, que incluem Flauta Doce, Teclado, Violão, Canto Individual e Canto Coral. A inauguração contou com a exposição dos quadros da artista plástica Cristiane Rezende e atrações musicais.

“É importante para Aparecida desenvolver o talento, o dom de cada artista. Existem muitas crianças, muitos jovens com esses dons que precisam ser desenvolvidos. O secretário Guimarães está fomentando o desenvolvimento das artes e da cultura de uma forma geral em Aparecida. A casa está totalmente reformada, e serão realizadas muitas atividades. Isso é muito importante. Aparecida precisa continuar desenvolvendo projetos culturais como esse, fundamentais para nossa população”, ressaltou o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB).

Em parceira com a Secretaria de Educação e Assistência Social, a nova casa de artes oferecerá 200 vagas para alunos da rede municipal de ensino. Posteriormente, serão abertas também vagas para a população. Atualmente, a casa conta com 8 profissionais que atuarão nos períodos matutino e vespertino. A nova Casa de Artes já está totalmente equipada para receber os novos alunos e as inscrições podem ser feitas própria Casa de Artes. Após a inscrição, os alunos passarão por uma seleção com testes de aptidão.

Delciane Adoro, mãe de Lucas de 10 anos, que é assistido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), elogiou o novo projeto da secretaria de Cultura, e comentou a importância da Casa de Artes para as futuras gerações. “Agradeço muito essa ótima iniciativa da prefeitura por proporcionar esses cursos gratuitos. Uma aula particular de violão, por exemplo, é muito cara e nós não temos condições. Então se vai proporcionar isso pra eles é só benefício. Os alunos podem se transformar, quem sabe, em profissionais da música daqui 10, 15 anos. É Um incentivo”, observou Delciane adoro.

Na solenidade, foram entregues violões e liras, cedidos pela Secretaria de Assistência Social, que vão compor os instrumentos musicais da nova casa de Artes. O prefeito Maguito Vilela fez a entrega simbólica dos novos instrumentos ao secretário de Cultura, Eliezer Guimarães.

Segundo o sargento Wilmar Otaviano da Silva, diretor do projeto, a Casa de Artes será um grande aliado na transformação social do município. “Acreditamos na arte como um dos mais potentes mecanismos de transformação social existentes. Um dos grandes motivos para o aumento da violência entre a juventude está na falta de lazer e, entre estes, os espaços para o aprendizado e prática das artes estão entre os principais”, ressalta Wilmar.

Além do prefeito Maguito Vilela, também estiveram presentes os secretários Domingos Pereira (Educação), Ribamar (Esporte, Lazer e Juventude), Eliezer Guimarães (Cultura e Turismo), Adriano Montovani de Oliveira (Trabalho, Emprego e Renda) Jorio Rios (Regulação Urbana) Carmem Silvia (Assistencia Social) Ozeias Laurentino (Comunicação), o procurador geral do municipio  Tarcísio Francisco dos Santos, o presidente Marinho Rezende(PROCOM), os vereadores João Antonio, Arnaldo Leite.