Noite em Aparecida é marcada por arte, música e literatura

Por Rackel Vieira

19 de junho de 2024

Por Rackel Vieira

19 de junho de 2024

Foto: Brunno Moreira

Concerto Literário, organizado pela Secretaria de Cultura, destacou trabalho de escritores e artistas locais

Aparecida de Goiânia vivenciou uma noite repleta de arte, cultura, música e literatura nesta terça-feira, 18. Com a casa cheia, o Anfiteatro Municipal Cantor Leandro sediou o ‘Concerto Literário’, que reuniu escritores e artistas locais, proporcionando um espaço para a exaltação de talentos e obras que enobrecem a cultura regional. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura do município.

“O Concerto Literário é mais do que um evento cultural, é a afirmação de que nossa cidade é um berço de criatividade e talento. Aqui, celebramos não apenas a literatura, mas todas as formas de expressão artística que fazem de Aparecida um lugar único”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário de Cultura, Marcos Alcântara, explicou que o evento teve como objetivo homenagear e valorizar os escritores e artistas locais. “Estamos orgulhosos de oferecer um evento que celebra não apenas o presente, mas também o futuro cultural de Aparecida de Goiânia. É nosso compromisso apoiar e incentivar nossos artistas e escritores, proporcionando oportunidades para compartilhar suas obras e inspirar nossa população”, frisou.

O evento contou com a participação de escritores da Academia Aparecidense de Letras e membros do Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB-GO). Marcaram presença os autores Rafael Albuquerque, Edivânio Honorato, Fátima Paraguassu, Alex Cunha, Almáquio Bastos, Júnior Regis, Donizete Fraga e Dani de Brito, cujas obras foram apresentadas ao público pessoalmente.

O escritor Almáquio Bastos enfatizou que é imensurável o valor que um evento como o Concerto Literário tem. “Vivemos dias em que a cultura tem sido relegada a segundo plano, e ver o município promover um evento voltado para a cultura, seja na área musical, das artes visuais ou da literatura, é realmente algo louvável”, disse o autor, que trouxe ao evento seu último livro de poemas, “O Ciclo de Eros”, que exalta a beleza feminina com a mitologia grega como pano de fundo.

A noite continuou com diversas atrações. A Banda Sinfônica de Aparecida encantou a todos com suas performances de composições brasileiras e goianas, como, por exemplo, Marcelo Barra entre outros. O evento contou, ainda, com exposição de livros, obras de artes, dança, declamação de poesias e contação de histórias para o público infantil.

Rafael Albuquerque, presidente da Academia Aparecidense de Letras, ressaltou a importância do evento para a promoção da cultura. “A maior importância disso é mostrar para a população que a cultura existe e há uma demanda por ela. Quando juntamos literatura, música, fotografia e outras artes, incentivamos a todos. Aparecida precisa de mais autores e eventos como este inspiram crianças a sonharem em ser escritores, além de bombeiros, policiais ou professores.”

Pedro Henrique Silveira Machado é servidor público e prestigiou o evento com sua esposa. Ele contou que como um verdadeiro apreciador da arte e da literatura, achou a iniciativa muito relevante e que Aparecida precisa de mais eventos como este. “A arte, em suas diversas formas, é fundamental para libertar o ser humano. A literatura, assim como a música e a dança, permite a criação de esperança em um mundo melhor, e promove alegria e esperança para todos”, disse.