Aparecida de Goiânia, 21 de março de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) visitou nesta quinta-feira, 24, uma família do setor Pontal Sul que teve parte da estrutura da casa levada pela chuva de ontem. Além do prefeito, o secretário de Habitação, Ronnie Barbosa, e o coordenador de Defesa Civil do município, Juliano Cardoso, também estiveram no local onde a família vive de favor. “Enquanto a equipe da Defesa Civil realiza os laudos técnicos, a casa terá de ser interditada”, explicou Juliano Cardoso à dona de casa Creusa Pereira Gomes e ao servente Sebastião Gomes da Silva.
Os laudos técnicos devem ficar prontos em três dias e serão encaminhados às secretarias de Habitação e Ação Social. Enquanto isso, o casal e os cinco filhos ficarão temporariamente na casa de vizinhos, que já se prontificaram a receber a família. A Prefeitura também prestará auxílio imediato, como entrega de cestas básicas, enquanto aguarda os laudos. “Vamos ainda disponibilizar vaga na rede municipal para os filhos do casal, porque nenhuma das crianças está estudando, e providenciar o registro geral do filho mais novo e do pai. Outra providência será cadastrar a família nos programas Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família”, informou o prefeito Maguito Vilela.
Segundo o secretário Ronnie Barbosa, a secretaria de Infraestrutura será acionada para retirar a caixa d’água de cima da residência, pois está causando infiltrações, e fornecer materiais de construção necessários à reconstrução da parte da casa que foi destruída pela chuva, logo após a conclusão da avaliação da Defesa Civil. “A residência é de alvenaria e apesar de não ter acabamento, possui laje e uma estrutura básica boa, tanto que a parte interna não sofreu danos. O problema é que as vigas de madeira da área externa estavam podres e cederam com o vento, por isso o telhado caiu”, explicou.
Já o coordenador de Defesa Civil, Juliano Cardoso, explicou que toda ocorrência de áreas de risco precisam passar por uma triagem e ser registradas no Sistema Nacional de Defesa Civil. Além disso, o órgão vai realizar estudos de solo na casa para constatar se a terraplanagem está adequada e se permitirá a reconstrução da parte danificada ou não. “Estamos nos mobilizando para amparar a família de todas as formas possíveis. A Prefeitura dará todo suporte que eles precisarem”, enfatizou o coordenador.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)