Segundo o coordenador de marketing, é primeiro órgão público do Estado de Goiás a utilizar a descrição de imagens
A partir de hoje, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia adotará, ao final de suas publicações com fotos no Facebook, a descrição da imagem por meio da hashtag #PraCegoVer. A iniciativa é da Superintendência de Mídia e tem como objetivo permitir que as pessoas com deficiência visual compreendam o conteúdo visual das fotos através de sistema de leitura presente em celulares e computadores.
De acordo o prefeito Gustavo Mendanha, a proposta do projeto é muito positiva. “O uso da hashtag é uma forma de promover a acessibilidade e inclusão digital das pessoas com deficiência visual. Além disso, é uma forma de melhorar a experiência virtual das pessoas com limitações visuais que visitam nossa página, estimulando a interação social e informando a todos os moradores os atos da administração pública”, destacou.
“Quando descobrimos o projeto #PraCegoVer e a importância que ele tem pra quem não enxerga, imediatamente pensamos na possibilidade de trazê-lo para nossa página. Gostamos de inovar, encarar desafios e agregar cada vez mais. Com essa proposta, a página da Prefeitura de Aparecida se torna o primeiro órgão público de Goiás a adotar a hashtag”, revelou o coordenador da equipe de marketing, Rafael Ceciliano.
A hashtag #PraCegoVer foi idealizada pela professora especialista em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e coordenadora da Educação Especial no Estado da Bahia, Patrícia Silva de Jesus, conhecida como Patrícia Braille. A autora do projeto também atua na editoração de livros com Audiodescrição nos formatos Braille, Livro Falado e Daisy e foi consultora da UNESCO no Projeto Livro Acessível/Mecdaisy.
Inclusão
Atualmente, de acordo com Patrícia Braille no texto de descrição da página do projeto Pra Cego Ver no Facebook, centenas de pessoas cegas usam a rede social com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites, contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam identificar seu conteúdo, transformar o Facebook em um espaço virtual mais acessível.
A descrição da imagem deve ser feita de forma objetiva, sem emissão da opinião, detalhando o cenário e os componentes existentes. Com a descrição e o auxílio de programas de leitores de tela, é possível ouvir o conteúdo que está escrito, possibilitando a construção abstrata da imagem publicada.
Diversas órgãos, pessoas públicas e empresas já utilizam a proposta da hashtag #PraCegoVer em suas redes sociais como o Conselho Nacional de Justiça, senador Romário, Havaianas, Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Quem disse, Berenice?, O Boticário, entre outras.
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