Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Iniciativas fortalecem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e ampliam o acesso a vagas e atendimento especializado
Foto: Thiago Buckley / Secom AparecidaA Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou, na manhã desta terça-feira, 16, a Cartilha de Orientação sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. A ação de lançamento, realizada na Cidade Administrativa Maguito Vilela, é uma parceria entre as secretarias de Trabalho e Assistência Social e reforça o compromisso da Gestão Vilela com a promoção da inclusão, promovendo autonomia e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência que buscam entrar no mercado de trabalho.
Na ocasião também foi inaugurado o Espaço Emprega PCD, que está localizado no 4º andar da Cidade Administrativa. O espaço passa, a partir desta data, a atender pessoas com deficiência de forma contínua, de segunda a sexta-feira, oferecendo orientação, cadastro de currículos e encaminhamento para vagas disponíveis no mercado de trabalho.
Representando o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos ressaltou que a iniciativa vai além do cumprimento da legislação. “A inclusão precisa acontecer na prática, no cotidiano das pessoas e ser acessível. O Espaço Emprega PCD é uma ferramenta concreta promovido pela Gestão de prefeito Vilela, aqui colocado em funcionamento por meio das secretarias do Trabalho e de Assistência Social, e que vai garantir dignidade, autonomia e oportunidades reais às pessoas com deficiência em Aparecida”, afirmou.
O Espaço Emprega PCD funcionará como um ponto de apoio permanente. Ao chegar ao local, a pessoa com deficiência poderá cadastrar o currículo na hora, receber informações sobre vagas disponíveis para PCDs — e sair do atendimento já com encaminhamento para processos seletivos, quando houver compatibilidade com o perfil profissional.
A secretária municipal do Trabalho, Wilma Almeida, destacou que o espaço fortalece um trabalho que já vinha sendo realizado pelo município. “Nós já divulgamos semanalmente as vagas de emprego, inclusive para PCDs, no site da Prefeitura. Agora, com esse espaço físico, ampliamos o atendimento, aproximamos as pessoas e oferecemos um suporte mais humanizado e direto”, explicou.
Atualmente, o município conta com cerca de 400 vagas disponíveis, sendo destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência, além de outras oportunidades acessíveis, conforme o perfil do candidato.
A diretora de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kelly Ribeiro, enfatizou que o espaço também garante atendimento acessível, incluindo suporte para pessoas surdas. “Se uma pessoa surda procurar o espaço, ela contará com atendimento por meio de intérprete de Libras. Nosso objetivo é eliminar barreiras e garantir que todos sejam atendidos com respeito e acessibilidade”, afirmou.
Cartilha – Também lançada nesta terça, 16, a Cartilha de Orientação reúne informações claras e práticas sobre direitos, legislação, BPC, Auxílio-Inclusão, avaliação da deficiência e orientações tanto para trabalhadores quanto para empresas. Para a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Aparecida, Dra. Regiane Rosa, o material cumpre um papel essencial de conscientização.
“A cartilha é uma ferramenta educativa que esclarece direitos e combate a desinformação. Quando a pessoa conhece seus direitos, ela se fortalece e participa de forma mais ativa da sociedade”, pontuou.