A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Assistência Social, oferece 350 vagas para atividades culturais e esportivas destinadas a crianças e adolescentes 6 a 15 anos que moram no município.
Atividades como futebol, natação e xadrez, reforço escolar, aulas de músicas, canto e dança, além de acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, que visam a interação social, são disponibilizadas no contraturno da escola e são oferecidas pelas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
As matrículas são realizadas de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Os interessados devem comparecer em uma das oito unidades do CRAS e apresentar documentos pessoais do responsável e da criança, além de comprovante de endereço e declaração escolar. As inscrições devem durar até o preenchimento das vagas.
“O Serviço de Convivência tem como proposta o enfrentamento a vulnerabilidade social, com profissionais capacitados para atender a todos, ofertando serviço de excelência, atendendo da melhor forma as famílias de cada região, além de incluir socialmente, promover qualidade de vida e o acesso aos direitos”, sublinhou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
No Centro Olímpico as aulas de natação são realizadas uma vez por semana. Já no Centro de Convivência os pequenos podem se divertir com atividades recreativas, aulas de música, cinema e arte. Atualmente, o município conta com 11 Centros de Convivência que atendem 1.200 crianças de 6 a 15 anos. Informações podem ser solicitadas pelo telefone 3545-1204.
Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)
Tem a função de prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, garantindo a proteção social e seu público alvo são geralmente pessoas inseridas no Cadastro Único e usuários de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa de Capacitação para o Trabalho, entre outros. Aparecida de Goiânia conta com oito unidades espalhadas pela cidade e que atendem, atualmente, mais de 30 mil famílias.
Nos CRAS são realizados os programas de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Proteção Social Básico no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Os assistidos têm acesso à atendimentos psicológicos, oficinas, rodas de conversas e encaminhamentos para outros serviços públicos.
Unidades do CRAS
CRAS Vera Cruz – Av. V-5, Setor Cidade Vera Cruz II
CRAS Vila Souza – Av. Nossa Senhora Aparecida, Qd.02, Lt.02, Vila Souza
CRAS FLAMBOYANT – Av. Bela Vista, Praça Deputado João Natal, Parque Flamboyant
CRAS Serra Dourada – Rua Arivestino Jonas Dias, Qd.18, Lt.12, Setor Serra Dourada
CRAS Garavelo – Rua 15-C, Qd.105, Lt.05, setor Garavelo
CRAS Nova Cidade – Av. 21 de Abril, Qd.13, setor Nova Cidade
CRAS Jardim Tiradentes – Rua 10, esquina com Rua 11, Jardim Tiradentes
CRAS Madre Germana – Av. Silvio Gomes de Melo, Qd.34, Lt.04, setor Madre Germana
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)