Prefeitura realiza caminhada ecológica em defesa da Serra das Areias

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 22 de junho de 2013 – Cerca de 50 pessoas acompanharam o prefeito Maguito Vilela e o vice-prefeito Ozair José (PT), na primeira caminhada ecológica em defesa da Serra das Areias, realizada na manhã deste sábado, 22. De acordo com o prefeito, o objetivo da caminhada foi o de conscientizar a população para a importância de preservar a serra, consolidando o complexo turístico ambiental no município. “A Serra das Areias é um patrimônio ecológico de Aparecida, e precisamos despertar essa consciência em todos os moradores de Aparecida, para que ações humanas não destruam a fauna e flora deste local”, afirmou o prefeito.

 

A caminhada, de quatro quilômetros (ida e volta), até na Garganta do Guará, uma das cachoeiras da Serra, teve início com o hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal no alto da Serra, a 990 metros do nível do mar. O secretário de Defesa Civil do município e atuante da Ong Anjos Verdes, Juliano Cardoso, informou aos participantes da caminhada que por muitos anos a Serra sofreu com a ação irresponsável dos governantes. “A Serra das Areias sofreu muito com retiradas de areia, pedras e madeira. Antes aqui haviam 14 cachoeiras, e hoje são apenas seis. Mas assim que o prefeito Maguito assumiu, a fiscalização e ordem de conservação foi restabelecida. Hoje, temos mais 50 km de área preservada”, enfatizou Juliano.

 

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo anunciou que há um grande projeto para a implantação de um portal na entrada da Serra e um mirante, para que as pessoas possam conhecer o local, sempre pensando na preservação do meio ambiente. “Temos recursos no valor de R$ 5 milhões no Ministério do Turismo para construir um portal e um mirante na Serra, e assim a população aparecidense conhecer mais essa riqueza que temos em nossa cidade, além de ajudar na preservação do ecossistema. Atualmente está sendo feito o plano de manejo, e assim que o ministério der o aval sobre o projeto, iniciaremos as obras”, frisou o secretário.  

 

Para o professor de ecologia, aposentado pela UFG, Divino Brandão, eventos como esse são de extrema importância para poder conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. “A Serra é uma área importante do ponto de vista ambiental, e trazer a população para conhecê-la é muito bom, pois assim pode despertar o interesse em cuidar e preservar o meio ambiente, o que é imprescindível nos dias atuais”, disse o professor, que percorreu todo o percurso animado.

Homenagem – Antes de dar início à caminhada, o prefeito Maguito Vilela entregou à família do ambientalista Odécio Estevão da Rocha, um placa em homenagem aos 23 anos em que trabalhou ativamente para a preservação da Serra das Areias e de todo o manancial de Aparecida de Goiânia, e que faleceu no último mês de maio. “Queremos aqui agradecer ao senhor Odécio, em nome da sua família, por tudo o que ele fez, por todo o cuidado que teve com o meio ambiente, principalmente aqui em Aparecida. Ele foi um dos grandes pioneiros na preservação da Serra, ajudando na fiscalização e conservação da fauna e flora do local.

 

O filho do senhor Odécio agradeceu à homenagem e falou que o pai foi um exemplo. “Meu pai teve uma mudança de paradigma nos últimos anos de sua vida. Pois de madeireiro ele passou a ser ambientalista e ajudou na proibição de retirada de madeira e demais tesouros da Serra por 23 anos. Seus últimos anos de vida foram totalmente voltados na conscientização da população para a preservação do meio ambiente, principalmente da Serra das Areias”.

 

SERRA DAS AREIAS – O Parque Municipal Serra das Areias encontra-se na região sul de Aparecida de Goiânia e foi criado pela Lei Municipal 2.018, de 13 de novembro de 1999. O Parque Serra das Areias foi legalmente criado em 1999, com uma área total de 2.890 hectares. O espaço é a principal reserva ambiental de Aparecida e equivale a 17% do território do município. O subsistema da Serra das Areias situa-se entre 840 e 999 metros de altitude.

 

A vegetação natural é composta por savana arborizada com floresta de galeria nos fundo de vales. O objetivo da Prefeitura de Aparecida é preservar a Área de Proteção Ambiental (APA), com a implantação de um complexo turístico, que atenda todas as determinações da legislação ambiental.

 

Presenças – Estiveram presentes na primeira caminhada ecológica em defesa da Serra das Areias, funcionários públicos municipais, a família do ambientalista Odécio Rocha, os secretários Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Euler de Morais (Governo), Valdemir Souto (SMTA), André Luis (Controle Interno), Eli de Faria (AparecidaPrev), Marinho Rezende (Procon), Domingos Pereira (Educação), Ozeias Laurentino Junior (Comunicação), Adriano Montovani (Trabalho), Ronnie Barbosa (Habitação), Sargento Cachoeira (Guarda Civil), José Ribamar (Esporte e Lazer), Eliézer Guimarães (Cultura), Geoliano Lima (Administração), Carmem Sílvia (Assistência Social), Raul Coutinho (Licitação) e Júlio Lemos. Os vereadores Gustavo Mendanha (PMDB), Ezízio Barbosa (PMDB), Éder do Skinão (PHS), Pastor Cláudio (PRB), Vencerlino Amendoim (PSL), Marcone Marinho (PTB), Arnaldo Leite (PMDB) e Rosildo (PP). Além do delegado da Polícia Civil Renner , do delegado de Meio Ambiente Dr Ricardo, Marcelo Baiochi, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Civil Municipal. 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)