SMS antecipa Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Divulgação - Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 06 de abril de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Aparecida. A campanha, que começaria no dia 30 de abril em todo país, se inicia na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, em 31 unidades de saúde do município. O motivo da antecipação é que a Vigilância Epidemiológica da SMS já registrou quatro casos confirmados de H1N1 e um caso de influenza tipo B, fora do período comum de síndrome respiratória aguda. A campanha se estenderá até 20 de maio.

Aparecida vai receber, inicialmente, do Ministério da Saúde, 46 mil doses da vacina o que corresponde a 45% da cota prevista para o município, que é de 96 mil doses. A União repassa as doses para os Estados, que estão distribuindo para os municípios. As vacinas começam a chegar nesta quinta-feira (07) na cidade e são trivalentes, ou seja, protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B. 

A vacina estará disponível em 31 unidades de saúde do município. São elas: Unidades Básicas de Saúde Andrade Reis, Jardim Riviera, Independência Mansões, Jardim Florença, Vila Delfiori, Jardim Tiradentes (equipe 6 e 8), Campos Elísios, Mansões Paraíso, Veiga Jardim, Pontal Sul (equipe 15), Papillon Park, Retiro do Bosque, Nova Olinda, Rosa dos Ventos, Vila São Pedro, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Parque Trindade, Jardim Bela Vista, Jardim Paraíso, Cândido de Queiroz, Bairro Independência, Caraíbas, Bandeirantes, Alto Paraíso, Madre Germana e Jardim dos Ipês.

A Maternidade Marlene Teixeira, Cais Colina Azul, Cais Nova Era e o Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto Socorro) também oferecerão a vacina. É importante lembrar que o novo horário de funcionamento das UBSs é das 8h às 17h (também a partir de segunda, 11) e o horário ambulatorial das demais unidades é das 8h às 17h30. O dia D da campanha continua sendo dia 30 de abril.

A prioridade da vacinação é para grupos de riscos, que envolvem profissionais de saúde, idosos, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, obesos, população indígena, mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto), adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e população carcerária. Segundo a SMS essas pessoas são mais susceptíveis a contrair os vírus, e pela vulnerabilidade, são mais propensas a óbito.

As vacinas começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) Goiás recebeu 1,6 milhão de doses. Com a vacinação do grupo de risco, a SES acredita que todos os municípios do estado consigam uma diminuição em 70% dos casos de síndrome respiratória aguda e na circulação dos vírus.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus na população alvo da campanha, como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de adoecer. 

Prevenção

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: SMS antecipa campanha de vacinação contra a gripe em Aparecida

Data: 11 de abril

Local: 31 Unidades Básicas de Saúde, Maternidade Marlene Teixeira, Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto Socorro), Cais Nova Era e Colina Azul – Aparecida de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)