Videomonitoramento em Aparecida completa dois anos com saldo positivo

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 05 de agosto de 2014 – O serviço de Videomonitoramento implantado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia está completando dois anos de funcionamento. O projeto, que começou a funcionar em julho de 2012, foi idealizado pelo Ministério da Justiça, que investiu cerca de R$ 2 milhões em recursos do Governo Federal. Ao todo foram instaladas 50 câmeras em pontos estratégicos em todas as regiões da cidade e outras 70 instaladas nas escolas.

Os parâmetros foram definidos com foco no mapeamento dos vários tipos de criminalidade previamente feito em campo pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado de Goiás e focam principalmente bancos, agências lotéricas, caixas 24h, postos de gasolina e academias abertas. As informações sobre as imagens das câmeras são de responsabilidade do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), do qual fazem parte as secretarias de Regulação Urbana; Defesa Social e Guarda Civil Municipal; Educação; Meio Ambiente; Comunicação; Saúde; Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA); Superintendência de Defesa Civil; e as forças de seguranças como as Polícias Civil e Militar; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal; Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.

Desde a implantação das câmeras houve uma diminuição de cerca de 30 % no registro de roubos e furtos nas localidades monitoradas. As imagens armazenadas já auxiliaram em 321 investigações do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO). O projeto foi tão positivo que a prefeitura acabou buscando recursos para a instalação de câmeras em todas as escolas municipais de Aparecida. “O GGIM é bastante coeso, conseguimos uma integração inédita entre as forças em prol de objetivos em comum. Esta integração é responsável pelo sucesso de nossas operações” – conta Pablo Ranielly, coordenador do Serviço de Videomonitoramento.

Os números apresentados no balanço revelam a eficácia do programa. Em dois anos, 325 pessoas foram abordadas devido a informações repassadas ao GGIM. Destas, 128 eram condutores de veículos. Mais de 40 pontos de drogas foram descobertos e duas pessoas presas após sequestros relâmpagos, as saidinhas de bancos. Além disso, 10 pessoas detidas por tentativa de homicídio. O serviço de videomonitoramento tem trazido maior sensação de segurança à população das regiões beneficiadas.

 

GGIM

Fazem parte do GGIM as polícias Civil, Militar e demais organismos responsáveis pela segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal de Aparecida, Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais de fiscalização como a Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Regulação Urbana.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)