Aparecida de Goiânia, 03 de julho de 2013 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal de Goiás (IFG), promove amanhã, quinta-feira (04), a entrega de mil certificados aos concluintes dos cursos de qualificação profissional desenvolvidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), projeto que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. A solenidade terá início às 18 horas, no Centro de Cultura José Barroso, localizado no Residencial Village Garavelo.
Aparecida de Goiânia aderiu ao Pronatec, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2011. No ano de 2012 formou mais de mil alunos, sendo proporcionalmente o município brasileiro que mais preparou trabalhadores nesses cursos.
A meta para esse ano, definida pela Semas junto ao MDS, é de capacitar 2.544 trabalhadores no município nas escolas do Sesi, Senai, Senac e IFG. Está prevista também a inclusão do Instituto Federal Goiano, órgão da UFG, como parceiro da Semas no projeto.
Segundo a diretora de Programas de Transferência de Renda e Inclusão Produtiva da Semas Aparecida, Nilda Lúcia Huarita, os cursos, dependendo de cada modalidade, têm duração de 160 a 300 horas/aulas. Os alunos recebem assistência estudantil que prevê ajuda financeira por hora de aula assistida, lanche e todo o material didático necessário para o curso.
“Aparecida cresceu economicamente e tem hoje muitas empresas e nada melhor que qualificar a mão de obra do aparecidense para que ele possa ocupar os postos de trabalho que estão surgindo e dar melhor qualidade de vida à sua família”, destacou a secretária municipal der Assistência social, Carmem Sílvia, ao comentar a formatura desses novos profissionais formados pelo Pronatec.
Os formandos deste primeiro semestre do Pronatec foram qualificados em vários cursos, entre eles auxiliar administrativo, instalador e encanador predial, montador e reparador de computadores, hidratação de alimentos, recursos humanos, porteiro e vigia, mestre de obras, eletricista, confeiteiro, padeiro, salgadeiro, costureiro, modelista, auxiliar administrativo, operador de teleatendimento, recepcionista, manicure, pedicure, pintor de imóveis, aplicador de revestimento cerâmico, torneiro mecânico, mecânico de manutenção de máquinas industriais, pedreiro de alvenaria, marceneiro, assistente de planejamento e controle de produção, eletricista instalador predial de baixa tensão, massagista e espanhol.
A solenidade desta quinta-feira contará com a presença da secretária Carmem Sílvia, do prefeito Maguito Vilela, de representantes do Sistema S (Senai, Sesi e Senac) e do IFG, de secretários municipais, vereadores e familiares dos formandos.
Para o segundo semestre as inscrições podem ser feitas nas sedes dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), no Sine Municipal e na própria Semas. Podem se inscrever beneficiários dos programas Bolsa Família, Renda Cidadã ou inscritos no CadÚnico, que tenham de 16 a 59 anos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)