A novidade desta edição é a comida típica de feiras livres, uma das principais atividades econômicas da cidade. O evento se estenderá até domingo (22).
Aparecida de Goiânia, 20 de setembro de 2013 – Buscando valorizar a cultura aparecidense e atrair turistas, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está realizando a terceira edição do Festival Gastronômico. O vice-prefeito Ozair José (PT), e a secretária de Ação Social, Carmem Sílvia, abriram oficialmente a festa gastronômica na noite desta sexta-feira (20), na Praça da Matriz, no centro histórico do município. O evento se estenderá até domingo, dia 22.
Ao todo, 24 barracas estão oferecendo, a preço popular, os tradicionais pastéis, espetinhos, pamonha, crepes entre outros tipos de comida encontradas em feiras livres da cidade. Os estandes possuem chefs que estão auxiliando os feirantes a preparar o cardápio oferecido durante o festival. “A intenção é aliar simplicidade, bom gosto e requinte da alta gastronomia”, ressaltou a secretária de Ação Social, Carmem Sílvia, responsável pela realização do evento.
A feirante, Vanusa dos Santos Silva participa pela primeira vez do festival, acompanhada da estudante de gastronomia Morgana Sayonara de Oliveira. Vanusa conta que faz feiras há sete anos e que está muito feliz em poder divulgar seu trabalho. “Muitas das pessoas que servimos aqui serão nossos futuros clientes”, acrescenta. A especialidade de Vanusa são panquecas e batatas recheadas.
Na avaliação de Morgana Sayonara, o festival também promove uma interação positiva entre produtor e consumidor. “Esse contato direto é muito importante para fidelizar clientes, porque as pessoas estão vendo de perto todo processo de preparação dos pratos”, explica. Ela ressalta ainda que o festival é uma oportunidade para trocar conhecimentos, cultura e experiências entre feirantes, chefs e todos os participantes do evento.
Segundo a secretária de Ação Social, Carmem Sílvia, a expectativa da Prefeitura também é movimentar a economia local. Já que as feiras estão entre as principais atividades econômicas de Aparecida e os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012).
“O hábito de ir à feira faz parte da cultura do aparecidense e esse ano resolvemos incentivar e valorizar essa tradição que leva milhares de pessoas às bancas de feiras todos os dias”, lembrou Carmem Sílvia. Ela conta que nas duas primeiras edições do festival também foram oferecidos cardápios formados exclusivamente por pratos regionais, como galinhada, arroz carreteiro, pamonha, entre outros. Cerca de cinco mil pessoas participaram das edições anteriores.
O vice-prefeito, Ozair José, que na ocasião representou o prefeito Maguito Vilela, destacou que o festival reforça a identidade cultural do município, além de divulgar a culinária da região. “Estamos na terceira edição e temos convicção de que em pouco tempo este será um dos principais eventos gastronômicos do Estado”, destacou, acrescentando ainda que a meta este ano é de superar o público que visitou as edições anteriores.
APOIO – A consultoria gastrônomica do evento ficou à cargo dos professores e alunos do Instituto de Gastronomia das Américas (IGA). O festival também conta com um estande da Caixa Econômica Federal, que está oferecendo empréstimos para micro e pequenos empreendedores. “O objetivo é incentivar a abertura de novos negócios que movimentem a economia da cidade, consequentemente gere emprego e renda”, explica o secretário de Indústria e Comércio Marcos Alberto Campos, um dos organizadores do evento.
ATRAÇÕES – Além de degustar pratos saborosos orientados por renomados chefs de cozinha, quem for ao festival terá ainda oportunidade de aprender mais sobre culinária. A banda PM Show embalou a noite da sexta-feira (20), mas a programação prevê ainda outras apresentações, preparadas pela Secretaria de Cultura do município. Amanhã (sábado, 21), a animação fica por conta da banda Mr. Gyn.
A realização do evento é das secretarias de Assistência Social e Indústria, Comércio, Ciências e Tecnologia de Aparecida; com apoio do governo federal, Senac, Sebrae, Petrobras, Caixa Econômica Federal (CEF), Petrobras, Instituto Gastronômico IGA Brasil, Cristal Alimentos e Brahma.
Os secretários Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Afonso Boaventura (Planejamento), Marinho Rezende (Procon), Fábio Camargo (Meio Ambiente), os vereadores Gustavo Mendanha (PMDB), Vercelino Amendoim (PSL), Cybelle Tristão (PSDB) e Paulo Pimenta (Diretor de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Aparecida) também prestigiaram o primeiro dia de evento.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)