Aparecida de Goiânia, 26 de setembro de 2013 – Aparecida de Goiânia é sede da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP). A unidade, inaugurada em solenidade realizada nesta quinta-feira, 26, no auditório da UEG, será composta por outros 13 municípios goianos. Os responsáveis pela RISP serão o 2º Comando Regional da Polícia Militar e a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil.
Para o gestor da Central de Videomonitoramento de Aparecida e membro do Gabinete de Gestão Integrada do município, Pablo Renielly, a união entre as duas forças policiais de Goiás é positiva, pois diminuirá o tempo de investigação e prisão, além de reprimir o crime na cidade, especialmente os homicídios. “Estamos aqui para auxiliar neste trabalho, por meio da central de videomonitoramento”, frisou o gestor, acompanhado dos secretários municipais Jório Rios (Regulação Urbana) e Valdemir Souto (SMTA); da vereadora Cybele Tristão; e delegado Renner de Souza Moraes.
De acordo com o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, Aparecida é uma cidade diferenciada e por isso acredita que a meta de reduzir o número de homicídios em 10%, será atingida. “O trabalho de combate ao crime pela 2ª Região Integrada será facilitado, pois a administração municipal está envolvida no combate à criminalidade. Essa integração já vem sendo realizada, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) criado pela prefeitura, e apresenta resultados bem mais positivos na redução de crimes do que em outras regiões do Estado”, afirmou.
O trabalho de ação integrada já vem sendo realizado em Goiânia e Anápolis desde o início do mês e segundo o secretário, o objetivo, além da convergência entre o trabalho da PM e PC, é fazer um monitoramento das áreas com maior índice de incidências. “Em Goiânia já houve redução de 5% na criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, acreditamos que até o quarto trimestre reduziremos os números de incidências em Aparecida. Vamos identificar as manchas criminais, bairros, horários, locais e com isso posicionar e direcionar ações das polícias para saturação dessas áreas e, consequentemente reduzir a criminalidade”, enfatizou o secretário.
O Comandante Geral da Polícia Militar em Goiás, Cel. Sílvio Alves, pontuou que os bairros com maior incidência em homicídios no município são o Jardim Tiradentes, Independência Mansões e Madre Germana. É principalmente nessas áreas que a 2ª RISP vai atuar. “As equipes da RISP atuarão em todos os bairros de Aparecida, com maior efetivo nas regiões que apresentam um quantitativo maior de crimes. Será feito um trabalho em conjunto entre as polícias civil e militar, tanto no planejamento quanto nas ações de combate à criminalidade. E essa união é importante, pois quem ganha é a população”, disse o comandante.
A 2ª Região Integrada de Segurança Pública será dividida em quatro Unidades de Segurança Pública em Aparecida. Cada uma contará com comandos integrados da Polícia Militar e Polícia Civil. As áreas de atuação são a Região Central, incluindo o município de Hidrolândia, com 75 bairros; Região do Cruzeiro do Sul, com 51 bairros; Região do Tiradentes, com 42 bairros e a Região do Santa Luzia, com 27 bairros.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)