Corrida de rua celebra nove anos do GOPE em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

1 de outubro de 2018

Foto: Carlos Alexandre

Aproximadamente 500 pessoas participaram na manhã do último domingo, 30, da 1ª Corrida do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) em Aparecida de Goiânia. Além de servidores do sistema prisional do município, a corrida também contou com a participação de atletas amadores de diversos segmentos da sociedade.

O encontro que celebrou os noves anos de criação do Gope foi dividido em duas categorias: caminhada de três quilômetros e corrida de seis quilômetros e contou com apoio da Prefeitura de Aparecida, que mobilizou as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e Mobilidade e Defesa Social para auxiliarem na realização da competição.

Responsável por dar largada, o prefeito Gustavo Mendanha parabenizou a iniciativa dos membros do GOPE e destacou que o esporte melhora a vida de quem o pratica. “O Grupo de Operações Penitenciárias realiza um trabalho fundamental para a segurança pública em Aparecida, garantindo a ordem no complexo prisional e em outras penitenciárias no Estado. Apoiamos essa iniciativa que celebra os nove anos de atuação de homens e mulheres guerreiras que trabalham em nossa cidade e que hoje estão passando essa mensagem de combate às drogas e importância do esporte no dia-a-dia de cada um de nós”, pontuou.

“É uma festa em comemoração aos noves anos do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais que está estabelecido em nosso município. Nossa intenção era realizar o evento com 200 pessoas, mas a procura foi muito grande e hoje contamos com a participação de mais de 500, sendo 90% da comunidade em geral e 10% de membros do sistema penitenciário”, apontou um dos organizadores da prova, Junior Madureira durante o encerramento do evento.

Ainda de acordo com a organização, o encontro, além de estimular a prática de atividade física que contribuiu com melhor qualidade de vida,  também possui um caráter social. “Nosso objetivo é chamar a atenção da população contra as drogas e a criminalidade, apontando o mal e que o esporte transforma vidas”, explicou Junior Madureira que ainda destacou o apoio da Prefeitura de Aparecida ao evento. “Em nome do prefeito Gustavo e do secretário Gerfeson agradecemos toda a gestão que sempre tem apoiado as ações esportivas em Aparecida”, completou.

Gope

O Grupo de Operações Penitenciárias Especiais é composto por agentes prisionais de carreira e atuam em situações especiais no sistema prisional goiano, como por exemplo, rebeliões, motins, escoltas de presos.