CMEI Olentino Xavier tem 90% da obra concluída

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo - Secom

Unidade escolar é a primeira construída com tecnologia canadense avançada e ficará pronta ainda este mês.

Aparecida de Goiânia, 04 de novembro de 2013 – O CMEI Olentino Xavier, em construção no setor Serra Dourada, foi vistoriado hoje, 04, pelos secretários Domingos Pereira (Educação), Jório Rios (Planejamento) e Euler de Morais (Governo). O objetivo foi checar se a obra está dentro do cronograma e será concluído ainda este mês, conforme o previsto. O engenheiro responsável, Diogo Martins Leão, informou que os últimos arremates, como finalização de rejuntes, gramado e limpeza, serão concluídos na semana que vem. A expectativa é que a empreiteira entregue a unidade escolar até o dia 15.

“Com isso, poderemos iniciar a instalação de equipamentos e mobiliários para a inauguração, com a presença da presidenta Dilma Rousseff”, explicou o secretário Euler de Morais. Segundo ele, a data só não foi confirmada ainda em função da agenda da presidenta. “Ela demonstrou interesse em visitar a cidade, portanto, vamos esperá-la”, frisou ele, lembrando que a assessoria de Dilma Rousseff sinaliza que a visita ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. “De concreto, sabemos que o CMEI estará pronto para o atendimento no ano letivo de 2014, conforme o previsto”, reiterou o secretário Domingos.

CMEIS – O CMEI Olentino Xavier é o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Brasil a utilizar a inovadora tecnologia canadense em PVC Leve enxertado e concreto. Em todo o país, serão construídas 700 unidades em todo o país com a mesmo sistema. “Aparecida está sendo o plano piloto”, explica o secretário de Educação. A cidade receberá 16 Cmeis deste mesmo padrão. O próximo deve ter obras iniciadas na semana que vem, no setor Caraíbas.

Além de maior qualidade de acabamento, os novos CMEIs são construídos em menor tempo, entre 70 e 90 dias em média. “Por ser o primeiro, o CMEI do Serra Dourada levará um pouco mais de tempo, estamos no 76º dia de obras com mais de 90% da obra concluída. Mas a experiência que a empresa teve com ele propiciará que os demais sejam concluídos em menor tempo”, avaliou o secretário Domingos Pereira.

A nova tecnologia, desenvolvida no Canadá e patenteada pela empresa brasileira Global Housing International, também apresenta custo mais baixo, em média R$ 1.450.000 por cada CMEI, dependendo do tamanho da área. A técnica compreende no encaixe de peças de PVC leve pré-moldadas, formando as paredes, que depois são preenchidas com o concreto, criando uma estrutura sólida. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)