Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2013 – O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, acaba de liberar R$18 milhões para solucionar de forma definitiva o histórico problema de macrodrenagem que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Rio Tamanduá, no Setor Garavelo. A Situação de Emergência foi decretada no dia 02 de abril deste ano em decorrência do risco de desmoronamento de ruas e casas em função da voçoroca existente no parque e suas intermediações.
O problema de macrodrenagem é oriundo de danificações em pontos de galerias pluviais que, por serem muito antigas, não atendem mais ao volume de água, principalmente em períodos chuvosos. O próprio aumento do número de ruas pavimentadas gera o aumento da vazão nos bueiros celulares. “A falta de escadarias de dissipação da energia cinética das águas nos antigos projetos acabam acarretando em problemas tanto como erosões e deslizamentos de terra quanto das chamadas voçorocas“, explica Juliano Cardoso, superintendente de Defesa Civil.
A fim de garantir a segurança da população a Prefeitura vinha tomando uma série de medidas paliativas, como a contenção da encosta. As obras definitivas devem começar no prazo máximo 10 dias. “Em se tratando de situações de emergência são dispensadas as licitações. Isso garante bastante agilidade no processo. Como todos os projetos já estão prontos, nos próximos dias começam as obras e terminaremos definitivamente com este tormento para os moradores da região”, conta Valéria Pettersen, secretária de Projetos e Captação de Recursos.
Para a liberação dos recursos do Governo Federal, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) teve que fazer e apresentar os projetos referentes às obras. Antes disso a secretaria fez estudos que resultaram no Plano Diretor de Drenagem Pluvial de Aparecida de Goiânia, onde foram mapeadas todas as áreas de risco do município. Além das obras de macrodrenagem também será feita a recuperação do fundo de vale da Bacia do Rio Tamanduá. Com as obras definitivas, os deslizamentos de terra causados pela vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso, irão acabar.
No dia 9 de outubro deste ano o prefeito Maguito Vilela reeditou o decreto de situação de emergência no Parque Tamanduá assinado em abril deste ano. A liberação dos recursos atrasaram em função das mudanças no comando do Ministério da Integração Nacional, que ocorreram no meio do processo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) pede que a população denuncie o despejo irregular de entulho e lixo pelo telefone 3545-6041. Em caso de perigo de desmoronamento, desabamento ou qualquer tipo de situação que envolva risco o número do Corpo de Bombeiros é 193.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)