Prato típico do município, o Arroz Carro de Boi foi lançado na noite desta quinta-feira, 5.
Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2013 – Com ingredientes como arroz, carne seca, costelinha de porco, palmito, azeitona e outras especiarias, temperados e cozidos no tempo e na temperatura certos, o Arroz “Carro de Boi” é o prato típico de Aparecida de Goiânia. O prato foi lançado na noite desta quinta-feira, 05, no Espaço Esmeralda, e contou com a presença dos proprietários dos restaurantes que irão servir a especiaria, o vice-prefeito Ozair José (PT), secretários municipais, vereadores e do presidente do Goiânia Convention Visitors Bureau, Newton Emerson Pereira “Essa é uma iniciativa importante para o município, que vem crescendo e inovando. E nada melhor que um prato típico nosso pra poder representar nossa cultura, nosso povo”, observou o vice-prefeito Ozair José.
O prato, que será servido em 16 restaurantes do município, foi escolhido no evento gastronômico realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em outubro. A receita vencedora é do cheff Alex Guimarães, considerado o mais saboroso entre os outros três pratos concorrentes.
De acordo com o idealizador do projeto, o coordenador de Turismo Guido Marco, o objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento da culinária de Aparecida e fortalecer a preservação do patrimônio cultural do município. A escolha do prato também busca trazer benefícios econômicos, como a geração de renda por meio do turismo gastronômico.
“180 pessoas escolheram o Arroz Carro de Boi como o melhor prato que agora poderá ser saboreado pela população de Aparecida e pelos turistas que por aqui passam. Queremos estabelecer no município um turismo gastronômico, além do turismo na Serra das Areias. Iremos agora avaliar e realizar a qualificação dos trabalhadores dos restaurantes selecionados para servir o prato. Com isso eles poderão melhorar a qualidade do que é servido e, assim, melhorando a renda do estabelecimento”, enfatizou Guido Marco.
Além do “Arroz Carro de Boi”, outra novidade é a sobremesa “Serra das Areias”, feito com o recheio do pequi, fruto típico do cerrado e lançada na noite desta quinta-feira. O nome do doce típico do município é uma homenagem ao Parque de Preservação Ecológica de Aparecida. “Os pratos são para transformar Aparecida em uma referência na área gastronômica. Além de compor a identidade da cidade, fazendo com que o município seja um pólo de turismo também por meio da gastronomia”, ressaltou o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais.
Durante o lançamento do prato típico de Aparecida, o artista plástico Américo Poteiro, filho do artista, Antônio Poteiro, entregou uma escultura para o vice-prefeito Ozair José. A obra, um caboclo sentado em sacos de arroz, simboliza a especiaria escolhida para ser o primeiro prato típico do município.
Antes do horário oficial do evento, a Secretaria de Cultura organizou curso para cozinheiros de vários restaurantes. O curso dado pelo chef Alex, criador do prato, teve como objetivo orientar os profissionais dos restaurantes selecionados na preparação do Arroz Carro de Boi.
Restaurantes que servirão o prato “Arroz Carro de Boi”:
– Churrascaria Pinheirão no setor Garavelo Residencial Park
– Restaurante Picanha na Brasa, no setor Colina Azul
– Restaurante Ouro Grill, na Vila Brasília
– Restaurante Maracá, no Mansões Paraíso
– Restaurante Boaz, no Conjunto Cruzeiro do Sul
– Restaurante Churrascão, no Jardim Tropical
– Churrascaria Fogão Gaúcho, no Jardim Rio Grande
– Restaurante Moinho´s, no Jardim Vila Rosa
– Restaurante Baco, no Jardim Luz
– Restaurante Silvestre, no Centro
– Fernando´s Restaurante, no Centro
– Restaurante Priori Gourmet, no Jardim Monte Cristo
– Restaurante da Niza, no Setor Serra Dourada
– Mundial Grill Restaurante, no Setor dos Afonsos
– Restaurante Costela Gaúcha, no Jardim Bela Vista
– Restaurante Girassol e Cia, no Jardim Cristal.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)