O trabalho da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia na prevenção de doenças e no estímulo à uma vida saudável, desenvolvido nas duas Academias da Saúde do município, é considerado um modelo para todo o País. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) convidou a chefe de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, para apresentar, em Brasília (DF), na 1ª Reunião Técnica dos Programas Saúde na Escola e Academia da Saúde, realizada de 20 a 22 de maio, as atividades desenvolvidas em Aparecida e que têm atraído cada vez mais pessoas de todas as idades.
No evento, representantes de outros Estados demonstraram o interesse de replicar as iniciativas desenvolvidas em Aparecida em seus municípios. “Nossa cidade é considerada um modelo bem-sucedido nesse setor porque temos obtido aqui, com ações que podem ser realizadas em todo o Brasil, bons resultados envolvendo a comunidade e melhorando a qualidade de vida dos indivíduos”, afirma Bruna.
Atenção diversificada eficaz
Em sua apresentação, a profissional destacou as experiências e atividades das duas Academias da Saúde do município, dos setores Retiro do Bosque (Rua dos Ipês com rua Marajoara, área Pública 13) e Veiga Jardim (Avenida Major Manoel Augusto Silva Brandão, s/n°, área pública, Veiga Jardim II etapa). Bruna também ressaltou a dedicação e a competência do pessoal envolvido na rotina das Academias: fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, além das equipes de Saúde da Família, Saúde Mental e outros setores da rede.
As unidades oferecem, sob supervisão profissional, para crianças e adultos, exercícios funcionais, grupo de coluna, pilates de solo, ventosaterapia, auriculoterapia, acupuntura, reeducação alimentar e atividades em datas pontuais, bem como caminhada, corrida, alongamento, relaxamento, zumba, oficina de memória e artesanato e terapias manual e com bola suíça.
Estímulo à vida saudável
O Programa Academia da Saúde foi lançado em 2011 no Brasil como uma estratégia de promoção e produção de cuidados e hábitos saudáveis. Para isso, são implantados espaços públicos com infraestrutura apropriada, equipamentos e profissionais qualificados.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)