Centenas de estudantes assistem o terceiro Aulão do Enem em Aparecida

Por Rafael Freitas

29 de junho de 2019

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva da Juventude, realizou na manhã deste sábado, 29, a terceira edição do Aulão do Enem 2019. Mais de 200 estudantes se reuniram no Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Cruzeiro do Sul para estudarem questões de Geografia, Física e Redação. A programação também fez parte da 17ª edição do mutirão Prefeitura em Ação, que durante essa semana atendeu a região do Cruzeiro Sul e Jardim Maria Inês.

A iniciativa tem como objetivo preparar os estudantes que não têm condições de pagar por um cursinho particular para a realização das provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Professores do Jubé Preparatório, cursinho parceiro da prefeitura, ministraram aulas descontraídas e dinâmicas sobre assuntos que podem cair no exame. Os intervalos das aulas foram animados pelo cantor Vitor Leonel.

A estudante Millena Oliveira, 17 anos, faz o 3º ano do ensino médio e diz que o Aulão do Enem tem ajudo a esclarecer muitas dúvidas. “Essa é uma oportunidade que temos para revisar conteúdos e nos preparar melhor para o dia das provas”, comentou. Marcos Dutra, 18 anos, também participou do Aulão e afirma que está gostando das aulas. “São aulas dinâmicas sobre questões que já aprendemos, mas que é importante revisar antes do Enem. Eu gostei muito das aulas de hoje e no mês de agosto quero participar de novo”, disse ele.

O secretário executivo da Juventude, Hanleryo Arantes, idealizador do Aulão do Enem, afirma que a iniciativa serve também como incentivo para a busca do conhecimento. “Além de preparar os alunos para as provas do Enem e outras avaliações, esse momento que realizamos com aulas dinâmicas para cada disciplina, serve também como estímulo para os jovens se dedicarem aos estudos e pensarem no futuro”, destacou.

O prefeito Gustavo Mendanha esteve no Aulão, acompanhado do vice-prefeito Veter Martins e dos vereadores Almeidinha e Willian Panda e, na oportunidade, destacou a importância dos jovens se prepararem para o futuro. “É muito importante se preparar, adquirir conhecimento e aproveitar as oportunidades oferecidas. Esta aula é mais uma oportunidade que ofertamos aos nossos jovens para se preparem, de forma gratuita, e disputar uma vaga na Faculdade”, sublinhou.

Até o final do ano, quando serão aplicadas em todo país as provas do Enem, serão realizadas diversas edições do Aulão Juventude Enem em diferentes regiões da cidade, proporcionado aos alunos e ex-alunos da rede pública um reforço extra na preparação. Em 2019, as avaliações do Enem serão aplicadas no início de novembro. No dia 3, os estudantes farão as provas de redação, linguagens e códigos e ciências humanas. No dia 4, serão avaliados em matemática e ciências da natureza.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. O Enem é o maior exame vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.