Aparecida de Goiânia, 09 de junho de 2014 – “Pra quem viu a nossa realidade há um tempo atrás sabe o quanto essa conquista é importante para nós hoje”. Com esse depoimento emocionado a vice-presidente da Cooperativa de Coleta de Resíduos Feminina de Aparecida de Goiânia (Coorfap), Juliana Oliveira, assinou juntamente com o prefeito Maguito Vilela (PMDB), o Termo de Assinatura de Cessão de área para a construção do Galpão da Cooperativa. A assinatura do termo foi realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura na tarde desta segunda-feira, 09.
“É um passo muito importante que a prefeitura está dando hoje na inclusão social, garantia de dignidade e qualidade de vida para as famílias de catadores de papel em Aparecida. Sabemos o quanto este trabalho de coleta seletiva é intenso e precisamos dar o respeito que ele merece”, parabenizou Maguito. O prefeito também fez questão de ressaltar a organização do trabalho realizado pelas mulheres da Coorfap no município.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Gonzaga Caldas, lembrou a melhoria significativa que a coleta seletiva de Aparecida teve nos últimos anos e rendeu mérito aos trabalhadores da Coocap e Coorfap. “Esta conquista tem um peso muito grande. Existe uma vontade política e administrativa em resolver o problema do lixo de uma vez por todas e a coleta seletiva é um dos itens para que isso aconteça, por isso, as cooperativas de Aparecida estão de parabéns”, salientou.
De acordo com o Secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Marcos Alberto Campos, a Coorfap e as mais de 25 famílias que atuam na cooperativa fazem um trabalho-modelo que ajudou com que elas saíssem da informalidade. “Serve de case para o Brasil todo, porque é fundamental que essas famílias tenham receita própria, seguridade social, oportunidade e formalização da mão de obra”.
A Coorfap foi a primeira cooperativa a fazer parceria com a prefeitura e motivou a criação e implementação do programa de coleta seletiva no município em 2012. Com a área de aproximadamente 2,5 mil m² definida, o próximo passo é buscar financiamento para a construção de um galpão de Triagem nos moldes do primeiro galpão de Aparecida às margens do Aterro Sanitário, operado pela Coocap. “A Regra já garantiu todos os equipamentos para o manuseio do material reciclável, nosso esforço se concentrará agora na busca de recursos para a construção do Galpão”, afirmou a Diretora de Resíduos Sólidos de Aparecida, Márcia Nayane.
Também participaram da solenidade de assinatura do Termo de Cessão, o Secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais; superintendente de microempresas de Aparecida, Júlio Lemos; presidente da Coorfap, Adriana Melo e outros superintendentes da administração municipal.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)