Aparecida de Goiânia, 10 de junho de 2014 – A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social realiza nesta quarta-feira, 11, às 9h, o Movimento dos Idosos. O evento será realizado na Avenida Independência, Village Garavelo em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
O evento contará com a presença do Prefeito Maguito Vilela, do Secretário de Assistência Social, José Ribamar e demais secretários municipais.
“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se previnir a violência contra a pessoa idosa, além de mobilizar os idosos a denunciarem qualquer violência sofrida”, explana o secretário José Ribamar.
No evento também serão divulgados os contatos e serviços disponíveis para apoiar os idosos em Aparecida.
No local serão montadas tendas onde serão oferecidos diversos atendimentos e serviços aos idosos do município pelas secretarias que fazem parte da Rede Municipal de Atendimento ao Idoso de Aparecida, como as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Fazenda, Esporte e Lazer e outras.
Dentre os atendimentos estão a aferição de pressão, orientações de qualificação, orientações e distribuição de materiais educativos, sorteio de brindes e práticas de exercícios.
Idosos – Atualmente a prefeitura conta com 3 unidades que trabalham diretamente com pessoas da terceira idade, onde estão cadastrados cerca de 6 mil idosos. Mas segundo a secretaria de Assistência Social, se contabilizar os idosos das Ong´s, estão cadastrados cerca de 27 mil idosos.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010 a população idosa era de 27.624 indivíduos. A Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, visando sensibilizar toda a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.
A violência é definida como uma ação única ou repetida, ou ainda a ausência de uma ação devida, que cause sofrimento ou angústia, e que ocorra em uma relação em que haja expectativa de confiança (INPEA, 1998).
Dentre as principais violências destacam-se: física, psicológica, sexual, financeira, abandono, negligência, autonegligência.
Serviço
Assunto: Prefeitura se mobiliza pela Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Data: 11 de junho (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida Independência no Vilage Garavelo – pista de cooper em frente ao canteiro de obras do Shopping Aparecida.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)