Aparecida de Goiânia, 12 de dezembro de 2014 – As intervenções necessárias no perímetro urbano da BR-153, em Aparecida de Goiânia, foram discutidas nesta sexta-feira, 12, entre mebros da administração municipal e o diretor de Engenharia da Triunfo Concebra, João Guilherme de Moraes Braga, empresa que venceu a concessão para privatização da rodovia no Estado de Goiás. A reunião foi a primeira realizada entre as duas equipes e teve como foco os acessos à rodovia.
“Devido ao grande índice de acidentes que ocorrem no trecho urbano de Aparecida, o objetivo, tanto da Concebra quanto da prefeitura, foi propor ajustes pra diminuir esses acidentes e fazer uma reestruturação na questão dos acessos, que é onde se concentra o maior número de acidentes. Então nós vamos reavaliar esses pontos juntos para fazer uma melhoria e dar segurança à esse pessoal”, destacou Valdemir Souto.
O diálogo é extremamente importante porque várias intervenções de trânsito nos bairros que margeiam a rodovia deverão ser realizados pelo município, que também tem a preocupação de evitar trânsito pesado dentro dessas vias urbanas. “Primeiro estamos realizando alguns estudos e discutindo as soluções para os pontos críticos da BR-153 e depois realizar e aplicar o projeto de reestruturação”, informou o diretor da Concebra.
Uma próxima reunião, onde os pontos levantados no encontro de hoje deverão ser aprofundados com a equipe técnica da empresa privada, será realizada no próximo dia 19 de dezembro, às 15 horas, na própria sede da Triunfo Concebra. Após essa etapa de levantamento de informações, definição de pontos críticos e elaboração dos projetos de engenharia, serão iniciadas as intervenções na rodovia.
PRESENÇAS – Participaram da reunião os secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Valdemir Souto (SMTA), Mário Vilela (Infraestrutura); o superintendente da Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso; a diretora de Urbanismo da Secretaria de Planejamento da cidade, Carolina Gontijo; o superintendente de Indústria e Comércio, Ricardo Rabahi; o engenheiro da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, Flávio Rodrigues; o diretor de engenharia da SMTA, Kleyner Gonçalves de Melo; e o superintendente da Secretaria de Governo, Nilton Dias Colatina.
Concessão da rodovia federal
A Triunfo venceu o leilão de privatização das BR-060, 153 e 262. O teto estabelecido pelo Governo Federal era de R$ 0,0594 por quilômetro (R$ 5,94 a cada 100 km) e a Triunfo ofereceu R$ 0,02851 por quilômetro (R$ 2,851 a cada 100 km). Venceu a empresa que apresentou o maior deságio em relação ao teto. A concessão é por trinta anos e a cobrança de pedágio só será iniciada depois da execução das obras iniciais e de 10% da duplicação, que deve atingir 650 quilômetros.
A Triunfo foi uma das primeiras empresas a assumir a concessão de uma rodovia no país, em 1995. A companhia administra três concessionárias: a Econorte, no Paraná, a Concepa, no Rio Grande do Sul, e a Concer, no Rio de Janeiro e Minas Gerais. No total, a empresa tem a concessão de 642 quilômetros de rodovias. A empresa também participa do consórcio que venceu o leilão de privatização do aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, no ano passado, oferecendo um lance de R$ 3,8 bilhões.
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