Maguito participa de aula inaugural do curso de medicina da Unifan

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 16 de dezembro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e os 100 alunos do novo curso de Medicina de Aparecida participaram na manhã desta terça-feira (16) da aula inaugural, na Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), no Jardim das Esmeraldas. A instituição investiu R$ 5 milhões na montagem de laboratórios e adequação do prédio que abrigará o curso. A aula marca o início do ano letivo de duas tumas de Medicina. “A faculdade vem lutando há muito tempo para que este curso se torne realidade. Para cidade é muito importante, já que a demanda de Aparecida por profissionais da saúde ainda é grande”, afirmou o prefeito.

A faculdade foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Várias instituições se inscreveram para concorrer a vaga, mas para ser classificadas as instituições tinham que ter nota superior a 3, numa escala de 0 a 5. Além de cumprir outros critérios de seleção. A Unifan obteve nota 3,8 e por isso conseguiu na Justiça a liminar para iniciar as aulas. “Hoje é um marco na história educacional de Aparecida. Fizemos um investimento completo para proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos”, explicou o diretor geral da faculdade, professor Alcides Ribeiro Filho.

Para o secretário de Saúde de Aparecida Paulo Rassi a tendência é que os profissionais que formarem aqui, atuem também no município. “Com o novo curso a expectativa é que a longo prazo nosso déficit seja sanado”, pontuou o secretário. Ainda segundo Paulo, a Prefeitura está dotando as cidades de novas unidades básicas de saúde, reformando as unidades existentes e na construção do Hospital Municipal. “Tudo isso para absorver esses profissionais”, completa o secretário.

O vestibular foi realizado em dezembro deste ano com supervisão da Polícia Federal para que não houvesse fraudes no processo seletivo. O prédio da faculdade conta com biblioteca, banco de dados online, laboratórios de anatomia, patologia, análise clínica e fisiologia. Todas as salas possuem ar condicionado, além de um quadro de professores formado por profissionais de todo Brasil.

O estudante de Medicina Matheus Rezende já pensa em se especializar em neurologia e avaliou como positiva a implantação do curso na cidade. “Esperamos que seja um bom curso já que a estrutura da faculdade é muito boa e teremos bons professores”, afirmou o estudante.

O método de ensino que será usado na Unifan é o PBL (Problem Based Learning) responsável pelo ensino das bases teóricas da medicina. É um método sugerido pelo MEC. No PBL a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. O estudante deixa de ser um elemento passivo para passar a ser o principal gerador de conhecimento ao procurar ativamente a informação que necessita para resolver um determinado problema. A aprendizagem é orientada pelos problemas que os professores apresentam aos alunos em sala.

A estudante Emanuela Boamorte veio de Salvador, Bahia, para estudar aqui em Aparecida. “A faculdade está muito bem estruturada, e a nossa expectativa é a melhor possível. Já convivo com médicos na família e isso de certa forma me influenciou”, comemorou a graduanda.

UNIFAN –  A Faculdade Alfredo Nasser foi credenciada pela Portaria MEC nº 1.682, de 19/10/2000, publicada no Diário Oficial da União no dia 23/10/2000, com funcionamento dos cursos de Letras e Pedagogia, licenciaturas. No ano de 2002, foi implantado o Instituto Superior de Educação (ISE). A Unifan foi criada pelos esforços dos membros da Associação Aparecidense de Educação (AAE), principalmente de seu presidente, professor Alcides Ribeiro Filho.

Este é o segundo curso de medicina inaugurado em Aparecida este ano. O primeiro foi implantado no município pela Universidade de Rio Verde (UniRV). As aulas da UniRV que foram iniciadas em agosto de 2014. Com mais de 40 anos, a Universidade de Rio Verde é uma das principais instituições de ensino superior do Estado de Goiás. Seu campus administrativo está localizado na Fazenda Fontes do Saber, no município de Rio Verde, a 238 km de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)