Prefeitura de Aparecida, CMTC e PM se reúnem para encontrar soluções
Aparecida de Goiânia, 16 de janeiro de 2015 – Atento às demandas da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida de Goiânia, que atualmente funciona no prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no setor Conde dos Arcos, o prefeito Maguito Vilela promoveu nesta sexta-feira, 16, uma reunião entre representantes da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), comando da Polícia Militar no município, membros da administração municipal e a direção da unidade acadêmica da UFG em Aparecida. O objetivo foi apresentar as reivindicações da comunidade escolar e encontrar soluções na área do transporte e da segurança pública.
“A região onde a UFG está funcionando já tem contornos de uma região universitária. Temos lá a UEG, o IFG e agora os alunos da UFG, além de uma demanda natural dos moradores da região. É de extrema importância entender as necessidades que essa comunidade tem é buscar formas de atendê-las. Por isso reuni representantes dos segmentos de segurança e transportes, que são as reivindicações atuais dos alunos e servidores”, esclareceu o prefeito Maguito Vilela.
O diretor do campus UFG Aparecida, o professor Júlio Cesar Valandro Soares, explicou que o principal problema enfrentado pelos alunos e servidores das instituições de ensino da região que utilizam o transporte coletivo é a distância da parada mais próxima, que obriga os usuários a fazer boa parte do trajeto a pé. “Durante o deslocamento, os alunos se tornam vulneráveis”, explicou, lembrando alguns assaltos já relatados pelos alunos.
Para dimensionar esse universo de usuários, o diretor explicou que a UFG tem hoje 40 alunos do curso de Engenharia de Produção. Mas esse número passará para 160 com o início da segunda turma e também dos cursos de Geologia e Engenharia de Transportes, em fevereiro. “Nesse segudo semeste, a UEG, que já tem 300 alunos, também inciará o curso de Direito diurno e, em 2016, nosso quarto curso, de Engenharia de Materiais, também terá início. Temos ainda os alunos no IFG e o HUAPA. Ou seja, a quantidade de pessoas demandando esses serviços já é significativa e vai crescer”, ponderou o diretor.
Em resposta, o gerente de planejamento da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Spiro Angelos Katopodis, explicou que em 2014, à pedido da SMTA e da direção da UEG, já foram feitos monitoramentos para avaliar a necessida de encremento das viagens e criação de um ponto de ônibus em frente à UEG. O ponto foi criado depois que a direção da instituição proibiu o estacionamento nas imediações da entrada, onde o ônibus teria dificuldades para fazer a conversão.
“A entrada principal da UEG não é na Avenida, por isso a proibição do estacionamento foi essencial para a colocação do ponto, que é sinalizado apenas por uma pintura no poste. Se essa parada não está sendo cumprida, vamos fiscalizar junto ao consórcio”, informou. Como o ponto não possui cobertura, e a CMTC apresenta um déficite de 55% nesse sentido, em função da ausência de mobiliário urbano, o presidente da SMTA, Valdemir Souto, também presente na reunião, se comprometeu a providenciar a estrutura.
Sobre a segurança, o chefe do Comando Regional da Polícia Militar em Aparecida de Goiânia (2º CRPM), coronel Mauro Sales, também garantiu uma avaliação da região para definir a melhor tática de prevenção e combate aos roubos e outros incidentes. Nos dois casos, o diretor do Campus Aparecida da UFG se encarregou de colher todos os dados necessários, como horários de funcionamento de todas as instituições de ensino, número exato de alunos, horários de maior fluxo de alunos e funcionários. Tudo será informado em ofício à PM-GO, CMTC e SMTA.
DIAGNÓSTICO – Uma reunião, no auditório da UEG, também foi agendada para a próxima segunda-feira, 19, às 9 horas, com todos os participantes do encontro de hoje. “O objetivo é sentir a realidade dos alunos, acompanhar in loco todo o contexto que foi exposto aqui para atender os alunos e a comunidade”, reiterou o prefeito Maguito Vilela.
Participaram da reunião o coordenador do curso de Engenharia de Transportes da UFG de Aparecida, Cristiano Farias Almeida; o professor do mesmo curso, Willer Luciano Carvalho; a aluna do curso de Engenharia de Produção, Lorena Parente Bernardino; e a ex-aluna do curso de Engenharia de Produção da UFG de Catalão, Bruna Fernanda Silva Leão, autora de um trabalho sobre transporte público em Aparecida. Da CMTC, compareceu ainda o chefe de gabinete da CMTC, Tales de Castro Cassiano.
Já a administração municipal foi representada pelos secretários Domingos Pereira (Educação), Sargento Jonas Alves Cachoeira (Defesa Social e Guarda Civil Municipal), Valdemir Souto (SMTA), Geoliano Lima (Administração), Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)