Iniciadas as aulas dos novos cursos da UFG de Aparecida: Geologia e Engenharia de Transportes

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de fevereiro de 2015 – O campus UFG de Aparecida iniciou esta semana as aulas de dois novos cursos: Engenharia de Transportes e Geologia. Hoje, 24, os alunos participaram de uma aula inaugural com o corpo docente da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autoridades. A aula foi realizada no campus UEG do município, onde os três cursos já implantados pela instituição federal estão sendo temporariamente ministrados – o primeiro curso da instituição na cidade foi o de Engenharia de Produção.

“Iniciamos as aulas ontem (23) com os alunos das vagas já preenchidas pelo SISU, que estão se matriculando gradativamente. Em agosto do ano passado, iniciamos o curso de Engenharia de Produção, com 40 alunos. Agora estamos abrimos a segunda turma desse mesmo curso e mais duas turmas dos novos cursos de Geologia e Engenharia de Produção. Ou seja, totalizamos já no início deste ano 160 alunos no campus UFG de Aparecida”, informou o diretor da unidade, o professor Júlio Cesar Valandro Soares.

A aula foi prestigiada pelos secretários municipais Domingos Pereira (Educação) e Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação). “Além de um polo industrial, Aparecida vem se consolidando também como uma cidade universitária, com a presença das unidades de ensino superior já instaladas no município, como o IFG, UEG, UFG, e ainda as unidades de profissionalização, como o Senai Celso Charuri. Isso é muito importante para a cidade”, destacou o secretário Domingos Pereira.

Crescimento e pioneirismo

O curso de Engenharia de Transportes do campus UFG Aparecida é o primeiro neste setor em universidade pública do Brasil. “Aparecida é uma cidade que tem vocação para operações logísticas, portanto, esse curso está muito bem alinhado e identificado com a vocação da cidade”, classificou o diretor Júlio Cesar, que falou ainda da ampliação gradativa da instuição no município. “Em termos de professores e funcionários estamos ainda contratando, realizando concursos, é um processo muito dinâmico. Estamos próximos de chegar a 40 professores e contamos com cerca de 15 técninos que nos dão apoio nas atividades acadêmicas”, enumerou.

O magnífico reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Orlando Afonso Valle do Amaral, destacou o processo de expansão pelo qual a universidade pública tem passado nos últimos oito anos. “Em 2007, a UFG possuía 13 mil alunos de graduação e pós-graduação. Hoje temos 25 mil alunos, ou seja, a instituição dobrou de tamanho. Isso é um desafio que poucos países tem a ousadia de se colocar, um projeto de expansão proposto pelo ex-ministro da Eudcação (Fernando Haddad), para dobrar o tamanho da universidade pública brasileira, e que vem beneficiando todo o Estado. Esse campus (de Aparecida) é parte desse processo de expansão”, destacou o reitor, lembrando ainda outras cidades atendidas como Catalão, Jataí, Cidade de Goiás.

Com o processo de expansão da universidade pública federal no Brasil, iniciado em 2007, essas instituições passaram de 500 mil alunos matriculados para pouco mais de um milhão. Ainda de acordo  com o reitor, no último processo seletivo para universidades brasileiras, o SISU, a UFG foi a sexta mais procurada entre os candidatos, mesmo não estando entre as dez maiores do país. Proeza atribuída ao prestígio, qualidade do ensino oferecido pela instituição e acessibilidade.

“A universidade consolidou sua abrangência em todo o Estado, dando oportunidade para que jovens de todas as classes possam ter acesso à universidade pública de qualidade. Há pouco tempo atrás, nas décadas de 70 e 60, a universidade brasileira era uma universidade para poucos, elitista e branca. Hoje, ela tem muito mais a cara do nosso país, pois possibilita o acesso de pessoas da população de uma forma geral, negros e minorias. Felizmente, a abrangência da universidade, seja ela pública ou particular, aumentou muitíssimo nesse período”, destacou.

PRESENÇAS – Além dos novos estudantes da UFG do campus Aparecida, a aula inaugural dos novos cursos de Aparecida foi prestigiada pelo chefe de serviços de Pesquisa e Produção da Atividade Mineral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Gustavo Rocha; superintendente executivo de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Danilo de Freitas; pelo presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (AMMA), Pedro Wilson Guimarães; diretor financeiro da FIEG, Hélio Naves; e pelo presidente do CREA-GO, Francisco Antônio Silva de Almeida.

Do meio acadêmico também compareceram: o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG, Wanderley Azevedo de Brito, que na ocasição representou o reitor do IFG; coordenador do curso de Engenharia de Produção da UFG Aparecida, Roberto da Piedade Francisco; coordenadora do curso de Geologia da UFG Aparecida, Tereza Cristina Juntqueira Brod; coordenador do curso de Engenharia de Transportes, Cristiano Farias de Almeida; coordendora de Projetos Especiais da UFG, Sandramara Matias Chaves; vice-chefe da Unidade Especial em Ciências e Tecnologia da UFG, José Afonso Borges; e diretora do campus da UEG Aparecida, Maria Lúcia Pacheco Duarte Santos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)