Programa O futuro da minha cidade é lançado na Aciag

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2015 – Aparecida de Goiânia acaba de aderir ao projeto “O Futuro da Minha Cidade”. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) na noite desta quinta-feira (28) e contou com a participação do coordenador do projeto, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Aparecida é o 12ª município do país a aderir ao programa, que reúne entidades da sociedade organizada na proposição de agenda em comum. Projeto é iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).

“Não há dúvidas de que trata-se de um projeto muito importante porque promove uma mudança cultural na maneira de governar. Conheço o Silvio Barros, fomos contemporâneos na Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e sei que este trabalho desenvolvido por ele é uma referência. Claro que cada cidade tem suas prioridades e demandas específicas. Mas é uma ação que promove uma revolução na governança. Mobiliza para que a sociedade como um todo, junto com o Poder Público, tenha um olhar voltado para o futuro” – afirma Maguito Vilela.

Para o presidente da Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, o projeto promove  o crescimento da cidadania porque organiza as entidades em torno da busca por soluções para problemas do dia-a-dia. “Independente de quem sejam os candidatos nas eleições municipais, será procurado para ouvir e ser ouvido. Como se trata-se de uma agenda permanente, sempre digo que as pessoas se vão e os problemas ficam” – pontua. O projeto também tem participação da A​s​sociaçã​o das Empresas do Merco imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e do Sindicato da Habitação do Estado de Goiás (Secovi-GO).

Silvio Barros, que atualmente é secretário de Planejamento do Estado do Paraná, explica que o projeto inicial hoje conta com cerca de 180 entidades participantes. Desde sindicatos patronais e das mais diferentes categorias, às universidades, ONGs e poderes públicos. “As experiências exitosas e as boas práticas de governança devem ser copiadas. Um exemplo simples que sempre costumo lembrar é sobre a experiência da construção da linha férrea de Maringá. Trata-se de uma estrutura que pensada para como seria a realidade após 20 anos ou mais. A obra levou em consideração a possibilidade de se aproveitar o leito para a implantação da linha de metrô. Hoje a modernização foi feita com custo menor e agilidade muito maior” – conta.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Aciag, Osvaldo Zili; o presidente da Ademi-GO, Renato de Sousa Correia; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), Francisco Almeida; o presidente do sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás (Sindifargo), Heribaldo Egídio; o vereador Ezízio Barbosa (PMDB), representando a Câmara Municipal; e os secretários Carlos Eduardo Rodrigues de Paula (Fazenda), Fábio Barbosa (Meio Ambi​e​nte), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Afonso Boaventura (Planejamento) e Raul Coutinho (Licitações).

O Futuro da Minha Cidade

 

O projeto visa mobilizar a sociedade local para ser protagonista no futuro da sua cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana. Com base em experiências bem sucedidas de algumas cidades que se tornaram referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.

A ideia do programa – anteriormente chamado de “Cidades Sustentáveis” – é sensibilizar as principais lideranças dos municípios participantes sobre possíveis parcerias entre os diversos setores organizados da sociedade e o Poder Público. Aparecida de Goiânia é a segunda cidade do estado a aderir. Juntamente com representantes de Goiânia, será formado um Conselho de Desenvolvimento Econômico Metropolitano para planejar a região a longo prazo, aproveitando as boas práticas existentes em outra localidades mas dentro da realidade local de cada um dos municípios.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)