Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2015 – Aparecida de Goiânia acaba de aderir ao projeto “O Futuro da Minha Cidade”. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag) na noite desta quinta-feira (28) e contou com a participação do coordenador do projeto, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Aparecida é o 12ª município do país a aderir ao programa, que reúne entidades da sociedade organizada na proposição de agenda em comum. Projeto é iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).
“Não há dúvidas de que trata-se de um projeto muito importante porque promove uma mudança cultural na maneira de governar. Conheço o Silvio Barros, fomos contemporâneos na Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e sei que este trabalho desenvolvido por ele é uma referência. Claro que cada cidade tem suas prioridades e demandas específicas. Mas é uma ação que promove uma revolução na governança. Mobiliza para que a sociedade como um todo, junto com o Poder Público, tenha um olhar voltado para o futuro” – afirma Maguito Vilela.
Para o presidente da Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, o projeto promove o crescimento da cidadania porque organiza as entidades em torno da busca por soluções para problemas do dia-a-dia. “Independente de quem sejam os candidatos nas eleições municipais, será procurado para ouvir e ser ouvido. Como se trata-se de uma agenda permanente, sempre digo que as pessoas se vão e os problemas ficam” – pontua. O projeto também tem participação da Associação das Empresas do Merco imobiliário de Goiás (Ademi-GO) e do Sindicato da Habitação do Estado de Goiás (Secovi-GO).
Silvio Barros, que atualmente é secretário de Planejamento do Estado do Paraná, explica que o projeto inicial hoje conta com cerca de 180 entidades participantes. Desde sindicatos patronais e das mais diferentes categorias, às universidades, ONGs e poderes públicos. “As experiências exitosas e as boas práticas de governança devem ser copiadas. Um exemplo simples que sempre costumo lembrar é sobre a experiência da construção da linha férrea de Maringá. Trata-se de uma estrutura que pensada para como seria a realidade após 20 anos ou mais. A obra levou em consideração a possibilidade de se aproveitar o leito para a implantação da linha de metrô. Hoje a modernização foi feita com custo menor e agilidade muito maior” – conta.
Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Aciag, Osvaldo Zili; o presidente da Ademi-GO, Renato de Sousa Correia; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), Francisco Almeida; o presidente do sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás (Sindifargo), Heribaldo Egídio; o vereador Ezízio Barbosa (PMDB), representando a Câmara Municipal; e os secretários Carlos Eduardo Rodrigues de Paula (Fazenda), Fábio Barbosa (Meio Ambiente), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Afonso Boaventura (Planejamento) e Raul Coutinho (Licitações).
O Futuro da Minha Cidade
O projeto visa mobilizar a sociedade local para ser protagonista no futuro da sua cidade, criando soluções para a sustentabilidade urbana. Com base em experiências bem sucedidas de algumas cidades que se tornaram referências na prática da gestão urbana, o projeto propõe estruturar um modelo de plano de trabalho como facilitador, para gestores públicos e a própria sociedade local, na implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável que sejam permanentemente ativos.
A ideia do programa – anteriormente chamado de “Cidades Sustentáveis” – é sensibilizar as principais lideranças dos municípios participantes sobre possíveis parcerias entre os diversos setores organizados da sociedade e o Poder Público. Aparecida de Goiânia é a segunda cidade do estado a aderir. Juntamente com representantes de Goiânia, será formado um Conselho de Desenvolvimento Econômico Metropolitano para planejar a região a longo prazo, aproveitando as boas práticas existentes em outra localidades mas dentro da realidade local de cada um dos municípios.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)