Até o último 1º de setembro, a cidade teve 23.236 casos confirmados da Covid-19 com 353 mortes. Destas, mais da metade foi de pessoas acima de 60 anos. Em Goiás, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 74% das mortes causadas pela Covid-19 são de idosos
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia referentes até a última terça-feira, 1º de setembro, os idosos, grupo de risco para a Covid-19, são os mais infectados pelo Coronavírus e têm também o maior índice de mortalidade no município. Os números reforçam o alerta da SMS para que os idosos redobrem os cuidados preventivos, pratiquem o distanciamento social e procurem assistência médica em caso de suspeita da Covid-19 já nos primeiros sintomas para evitar o agravamento da infecção.
Os dados foram apresentados na última reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida de Goiânia, que é coordenado pelo secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães e conta com membros das secretarias municipais, Ministério Público do Estado de Goiás, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, OAB Subseção Aparecida, Associação dos Feirantes de Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Sesi/Senai, Sebrae Regional Aparecida e Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em Goiás (Femicro-GO)
Idosos: maior incidência e letalidade
“Aparecida tem mais de 578 mil habitantes e estima-se que, deste total, 6% sejam idosos, o que corresponde a cerca de 34 mil indivíduos com maior vulnerabilidade ao Coronavírus. Contudo, do total de contaminados na cidade, mais de 9% são pessoas acima dos 60 anos. São 2.197 ocorrências de Covid-19 nessa faixa etária. Um dado alarmante! Proporcionalmente, esse é o grupo com maior quantidade de casos da doença e toda a sociedade deve contribuir para protegê-los”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.
O gestor informa ainda que a maior taxa de letalidade está entre as pessoas com mais de 80 anos. “27,74% dos pacientes com essa idade que contraem a Covid-19 evoluem para o óbito. É o maior índice. Em termos comparativos, entre pessoas de 30 a 39 anos a taxa é 0,15%. Por isso, quem tem parentes, amigos ou conhecidos que sejam idosos, sobretudo quando estes demandam mais cuidados, precisa redobrar a atenção com a higiene, a alimentação e a correta manutenção dos tratamentos e medicações rotineiros dessas pessoas”, enfatiza o secretário, que completa: “a rede da SMS está preparada para acolher, monitorar e tratar essas pessoas adequadamente, mas precisamos da conscientização da população”.
Quanto ao gênero, 47% dos infectados pelo vírus em Aparecida são do sexo masculino e 53% do feminino. Porém, quando se trata de dados da mortalidade a ordem inverte: 64% dos óbitos por Coronavírus são da população masculina e 36% são da feminina. Além disso, entre os que evoluem para o óbito, a incidência é muito maior nos homens acima de 80 anos. Enquanto 21% das mulheres nessa faixa etária morrem em decorrência da Covid-19, a taxa de mortalidade entre os homens é 34%.
“Essas informações podem indicar, também, um dado já conhecido no Brasil, de que os homens cuidam menos da própria saúde e costumam procurar a assistência médica quando já estão com um quadro clínico agravado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura. Nesse momento de pandemia, é fundamental buscar o atendimento o quanto antes para que se tenha um diagnóstico precoce e os homens precisam se conscientizar disso”, frisa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.
Proteção para os idosos
Confira algumas orientações da SMS para aumentar a proteção aos idosos contra a Covid-19:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)