Aparecida de Goiânia, 07 de julho de 2015 – O prefeito Maguito Vilela realizou hoje, 07, vistoria à obras de Habitação, Saúde e Infraestrutura em andamento em Aparecida. A primeira visita foi à UPA do Parque Flamboyant, que já apresenta 80% da obra concluída. “Estamos vistoriando para garantir que a execução continue dentro do prazo e possamos entregar a unidade de saúde à população no mês de setembro, que é a nossa expectativa”, informou o prefeito Maguito Vilela.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Flamboyant será a terceira entregue pela administração municipal. A primeira está em funcionamento desde 2012, no setor Brasicon, na região central de Aparecida. A segunda unidade é a do Buriti Sereno, que também foi vistoriada pelo prefeito, e atualmente passa por instalação de equipamentos e mobiliários. A expectativa é que seja inaugurada na segunda quinzena de julho.
As duas unidades possuem cerca de 2 mil metros quadrados de área construída e tiveram investimento de R$ 4 milhões, cada uma, do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. As UPAs realizam atendimentos de emergência de alta-complexidade e são ligadas diretamente ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Aproveitando a visita à UPA do Buriti Sereno, o prefeito Maguito Vilela, acompanhado de auxiliares, também aproveitou para verificar como está a obra de pavimentação nas avenidas que darão acesso à unidade de saúde. Como a prefeitura ainda aguarda a implantação da rede de esgoto pela Odebrecht – subdelegada da Saneago – para realizar a pavimentação no setor onde a UPA foi construída, a solução encontrada foi pavimetnar o trecho de 1.160 metros quadrados que dá acesso às duas princiapis entradas da UPA.
“O asfalto sairá da rotatória da Avenida Atlântica, passando pelas ruas Barão do Icaraí, Barão de Mesquita e Barão da Torre, até a Avenida Brasil, e foi necessário para que as ambulâncias tenham acesso à unidade. Sem essa providência, o atendimento à população é dificultado”, esclareceu o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela. Sobre o esgoto, que também não foi implantado ainda na região, a SMS informa que a coleta será viabilizada por três fossas já instaladas na unidade, em substituição à rede.
HABITAÇÃO – Além das obras de asfalto e saúde, o prefeito Maguito Vilela visitou ainda o canteiro de obras do Condomínio Chácara São Pedro, residencial popular, destinado à 900 famílias com perfil para serem contempladas pelo programa Minha Casa, Minha vida, na faixa 1, ou seja, renda familiar de zero a R$ 1,6 mil. As famílias a serem beneficiadas já foram selecionadas dentro do cadastro da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária. As obras são de responsabilidade de três instituições não governamentais – ACEMAT, MLCP e ACORDES – sob o gerenciamento do ex-vereador Euler Ivo.
“A previsão incial de entrega desse residencial, que prevê a construção de três condomínios, cada um com 300 apartamentos, é 2017. Um deles, no entanto, deve ser entregue entre junho e outubro do ano que vem, beneficiando de imediato 300 famílias”, explicou o secretário de Habitação, Júlio Lemos.
Minha Casa, Minha Vida em Aparecida
O programa Minha Casa, Minha Vida é gerido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, responsável prioritariamente pela organização e fornecimento do cadastro das famílias com perfil às Organizações Não Governamentais (ONGs) ou empresas privadas que queiram aderir ao programa habitacional. O município auxilia na elaboração de projetos, preparação de documentos e acesso aos recursos federais, além de oferecer infraestrutura básica, como asfalto e iluminação, onde os projetos são implementados.
O único projeto totalmente implantado pelo município – desde a doação de área, construção, infraestrutura e seleção das famílias beneficiadas – foi o Residencial Águas Claras, entregue em 2010. Todos os demais são executados por meio de parcerias, inclusive com os governos estadual e federal, como o Condomínio São Pedro.
Também encontra-se em execução em Aparecida a construção de 832 apartamentos no Buriti Sereno e 73 casas em construção no Jardim Cascata destinadas à comunidade quilombora do município – único projeto habitacional do Brasil com esta característica. As obras estão em estágio avançado e terão entrega antecipada, de julho de 2016 para o segundo semestre deste ano. “Além dessas obras com previsão de entrega até o ano que vem, deixaremos 2 mil casas e apartamentos em construção para entrega durante a próxima gestão. Nenhuma cidade brasileira contruiu tanto, mesmo com todas as facilidades do programa federal”, garantiu o secretário Júlio Lemos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)