Imunização ocorrerá exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”
Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), nesta terça-feira, 25 de maio, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia iniciará a vacinação contra a Covid-19 em trabalhadores da educação com idade de 55 a 59 anos. A ampliação contemplará os dois grupos da categoria definidos no PNI: profissionais tanto da educação básica quanto superior que atuam na cidade. O serviço estará disponível exclusivamente via agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas devem ser liberadas amanhã.
No dia e horário marcado, o trabalhador da educação deverá apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e contracheque atestando a atuação. Os locais de vacinação para quem agendar são as Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, destaca que essa etapa contempla não apenas professores, mas todos os trabalhadores da educação. “Inclusive, como o acesso ao aplicativo se dá pelo número do Cartão SUS, quem trabalha aqui mas mora em outro município caso não consiga realizar o agendamento poderá ser vacinado na Central de Imunização, sem marcação prévia”, detalha. A Central está localizada na Rua São Domingos, nº 100, Centro.
Pessoas com comorbidades ou deficiência
A vacinação de pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente acima de 18 anos, incluindo pessoas com síndrome de down e pessoas com doenças neurológicas crônicas, também continua na cidade. O serviço está disponível para elas por meio de agendamento pelo “Saúde Aparecida” e também nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Nestes casos, sem necessidade de agendar previamente.
Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também continuam sendo imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e com prescrição médica.
Comprovação da deficiência
Para comprovar a deficiência permanente e ter acesso à vacinação contra a Covid-19, esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.
Comprovação da comorbidade
Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também é aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.
Comorbidades contempladas
Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doença neurológica crônica e com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.
Segunda dose
A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade, no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.
Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.
Na atual fase da campanha estão sendo vacinadas:
Cumprindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria irá vacinar, concomitantemente, os grupos 16 e 17 do PNI. Nestes casos, a imunização ocorrerá in loco.
Locais de vacinação da primeira dose
– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h);
– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).
Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”: https://webapp.aparecida.everyday.net.br/#/
– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)
– Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro)
Locais de vacinação da segunda dose
Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, CPF ou cartão SUS e cartão de vacinação:
*A segunda dose da Coronavac será aplicada exclusivamente no Drive-htru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização (de segunda a sábado, das 9 às 16 horas). Não é necessário agendar.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)