SMS oferece vacina contra HPV em todas as unidades de saúde de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 25 de abril de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convoca meninas aparecidenses de 9 a 13 anos a comparecer em alguma unidade de saúde município para vacinar contra o Human Papiloma Vírus (HPV). A vacinação ocorre durante todo ano, mas com a convocação, a SMS espera intensificar a vacinação nas unidades.

Aparecida iniciou a vacinação em janeiro deste ano. Todo mês o Ministério da Saúde envia cerca de 400 doses para o município, que estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade. As doses são quadrivalentes, ou seja, possuem proteção sobre quatro subtipos de HPV, 6, 11, 16 e 18, além de contribuir para prevenção contra o câncer de colo de útero. As salas de vacina funcionam das 8h às 17h30, de segunda à sexta.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, os municípios podem organizar campanhas de acordo com a realidade de cada um. “Nos primeiros dois anos de vacinação fizemos a campanha nas escolas porque a vacina era nova, não tinha aceitabilidade e os pais estavam preocupados. Como tivemos uma cobertura boa, decidimos não fazer uma campanha institucionalizada esse ano para não tumultuar as unidades, já que a campanha contra H1N1 acontece quase no mesmo período”, explicou a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Esquema vacinal

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

Câncer do colo do útero 

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões, segundo o Ministério da Saúde. Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

 

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: SMS oferece vacina contra HPV em todas as unidades de saúde de Aparecida

Horário: 8 às 17h

Local: Todas as unidades de saúde de Aparecida

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)