Credeq vai contribuir com a política de saúde mental desenvolvida pela Prefeitura de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 23 de junho de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde Vânia Cristina Rodrigues, participaram na manhã desta quinta-feira (23) da inauguração do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida. A solenidade de inauguração do Credeq foi realizada na própria unidade, pelo Governador de Goiás Marconi Perillo e o secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela. 

Com a inauguração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acredita que a unidade contribuirá, de forma positiva, com a política de saúde mental desenvolvida pela gestão do prefeito Maguito Vilela. É que a equipe de saúde mental de Aparecida atende pacientes do município e também de outras cidades. “Com o Credeq em funcionamento teremos condições de encaminhar nossos pacientes da região metropolitana, que buscam a rede de Aparecida e, dessa forma, atender melhor a nossa população”, destacou a secretária Vânia Cristina Rodrigues.

Ao todo, o Credeq tem capacidade para atender 96 pessoas em regime de internação e até 2 mil consultas por mês. Entretanto, a unidade começará a funcionar parcialmente, a partir desta sexta-feira (24), até que todos os ajustes sejam feitos. O secretário Leonardo Vilela explicou que os dependentes químicos e famílias não devem ir direto ao Credeq, e sim a outras unidades, inicialmente. “O Credeq é regulado. A porta de entrada são os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) das prefeituras”, disse. 

O governador Marconi Perilo contou ainda que outros quatro Credeqs serão entregues, contemplando outras regiões do Estado e agradeceu o apoio da atual gestão de Aparecida na implantação da unidade Jamil Issy. “A Prefeitura facilitou o acesso até a nossa unidade e contamos com a parceria no encaminhamento de pacientes”, acrescentou. 

Aparecida já contava com uma rede completa de atenção à saúde mental, com equipe multidisciplinar, ou seja, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, técnicos de enfermagem entre outros. Em toda rede, são realizados cerca de 5 mil atendimentos por mês. O CAPS Bem Me Quer, no Jardim Iracema, atende 2.800 pessoas maiores de idade por mês, com transtornos mentais. O CAPS Álcool e Droga Criarte Vida, no Nova Era, atende 1.200 usuários por mês, também maiores de 18 anos.

Para crianças e adolescentes, a rede oferece atendimento no CAPS AD III Infanto-juvenil, no setor Agroindustrial, que funciona junto com a Unidade de Acolhimento infantil. Os dois atendem uma média de 540 crianças e adolescentes por mês, oferecendo serviços de saúde, assistência social e atividades de recuperação e reinserção social. O município conta ainda com o CAPS Infantil que atende 1.000 crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Saúde mental nas ruas

Além das unidades fixas, a rede possui o Consultório na Rua, que atende 300 pessoas, por mês, em situação de rua e vulnerabilidade social. Na Unidade de Pronto Atendimento do setor Brasicon funciona ainda um pronto socorro psiquiátrico. Além do atendimento com clínicos e pediatras, a UPA oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas com médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. No pronto socorro psiquiátrico são 145 atendimentos/mês.

Para ampliar mais ainda o acesso da população aos serviços de saúde pública, a meta agora da SMS é implantar uma unidade de acolhimento para adultos e colocar o Consultório na Rua para funcionar 24 horas. Confira abaixo lista de endereços das unidades de saúde mental de Aparecida. 

Lista de unidades de saúde mental

Coordenação de Saúde Mental:

Endereço: Av. Brasil Qd. 13, Lt. 4 e 5 setor Vera Cruz

Tel. 3283-3451

CAPS AD 24h

Endereço: Av. Nova Era, Qd.13, Lt. 11, Setor Nova Era

Telefone: (62) 3545-5847

CAPS II BEM ME QUER 24h

Endereço: Rua Caeté, Qd.05, Lt.16 a 19, Jardim Iracema (próximo a Rodoviária)

Telefone: (62) 3545-5969

CAPS INFANTIL

Endereço: Rua Jussara Qd. 33-A Lt. 21 Vila Brasília

Telefone: 3545-9970 ou 9971

CAPS ADI

Rua Angélica Qd.30, Lt.13 Jardim Rosa do Sul

Telefone: 3545-6526

U.A.I – UNIDADE DE ACOLHIMENTO INFANTIL – 24 horas

Endereço:Br 153, K 111/512 SETOR Agro Industrial

Telefone: (62) 3255-9690

Credeq

Avenida Copacabana, s/n, setor Expansul.

Contato pelo portal eletrônico: http://credeq-go.org.br/

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)