Cercado de protocolos de prevenção à Covid, evento segue até domingo (26), no Temae Beach, com mais de 10 mil orquídeas floridas
É com uma exposição de orquídeas que Aparecida dá as boas-vindas à primavera. A estação das flores, iniciada em 23 de setembro, chega também ao município inaugurando uma nova era, o tempo dos eventos controlados, cercados de protocolos de prevenção à Covid-19. São cuidados seguidos rigorosamente na 14ª Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, que começou nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26), das 9h às 20h, no Temae Beach, localizado no setor Village Garavelo.
O evento reúne oito expositores de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Juntos, eles trouxeram para Aparecida mais de 10 mil orquídeas floridas, além de rosas do deserto, suculentas, substrato e outros produtos necessários ao cultivo de plantas. Há orquídeas com preços a partir de R$ 15.
A exposição é realizada pela Prefeitura de Aparecida, que espera de 12 mil a 15 mil pessoas nos três dias de evento. “O pessoal estava com saudade da exposição”, disse Maurílio dos Santos, o CowBoy, um dos organizadores da feira. Ele se entusiasmou com a adesão do público ao evento.
É obrigatório usar máscara para entrar na exposição. A professora aposentada Maria de Lourdes Carvalho saiu de Goiânia, onde mora, para conferir hoje a abertura da mostra. “Estou encantada! Tem cerca de três anos que iniciei o cultivo de orquídeas, e tenho aprendido muito”, revelou ela.
Um dos expositores, Roland Cooke trouxe seus exemplares de Guararema (SP). Ele comentou os efeitos que o cultivo das plantas tem na casa dos orquidófalos. “Orquídea é uma coisa que traz alegria e cor para dentro da casa. Elas são muito boas para isso.”
O estudante Abraão Felipe, que mora no setor Independência Mansões, em Aparecida, aproveitava a exposição hoje junto com familiares, de quem herdou a admiração pelas orquídeas. “Eu amo plantas, tanto orquídeas quanto suculentas. É como uma terapia para a gente”, explicou o visitante.
Dicas de especialista
Há 25 anos no cultivo de orquídeas, o expositor Henrique Conrado, de Senador Canedo, compartilhou dicas para dar vida longa às plantas. Segundo ele, é preciso dar alimentação (água) e condições ideais de iluminação, porque as orquídeas crescem fazendo fotossíntese.
“Precisa colocar adubo especial para orquídeas, de 15 em 15 dias. Molhe a planta sempre que ela estiver seca, mas nunca jogue água se ela estiver com substrato úmido”, ensinou o especialista. Ele finalizou lembrando que a maioria das orquídeas floresce sempre na mesma época do ano.
O Temae Beach, onde ocorre a exposição, fica situado na Rua Grenoble, em frente ao Anfiteatro Municipal, no Residencial Village Garavelo, Região Central de Aparecida.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)