Em evento realizado no AparecidaPrev, gestores de unidades da Secretaria de Saúde apresentaram custos do primeiro trimestre para debater desafios e soluções para melhorar a administração e oferecer melhores serviços à população
Para aprimorar o uso dos recursos e garantir mais eficiência nos serviços prestados à população, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, nas últimas segunda e terça-feira, 18 e 19 de outubro, um evento de prestação de contas das unidades da rede. No encontro, realizado na sede do AparecidaPrev, no Setor Célia Maria, cada gestor apresentou os custos do primeiro trimestre de 2021 e foram debatidos os desafios da gestão e alternativas para melhorar a administração das unidades.
O evento faz parte da parceria entre a SMS e a empresa Planisa, que atua há 30 anos prestando consultoria especializada para o segmento da Saúde, em um plano de redução de custos. Firmado no início de 2019, o projeto tem o objetivo de estabelecer um controle dos gastos com eficiência na prestação de serviços e transparência no fornecimento das contas.
“O prefeito Gustavo Mendanha sempre priorizou a Saúde em sua administração, inclusive investindo no setor bem mais do que a Lei determina e cobrando de nós resultados práticos para o bem-estar da população. Para tanto, trabalhamos incessantemente em busca de uma gestão eficiente e planejada para fazer mais com os recursos disponíveis avaliando onde acertamos e onde ainda podemos melhorar”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
Durante os dois dias do encontro, mais de 50 gestores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), da Maternidade Marlene Teixeira, dos Centros de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Centros de Saúde, Ambulatórios e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) apresentaram os custos e desafios de suas áreas e debateram soluções e inovações.
Impacto positivo
A equipe da diretora de Avaliação de Políticas de Saúde da SMS, Érika Lopes, que coordena o projeto, participou do encontro com representantes da Planisa e acompanhou a apresentação de dados gerais de cada unidade relativos à manutenção dos prédios e dos equipamentos e gastos tais como serviços laboratoriais, energia, água, locação de equipamentos, custos de produção e folha de pagamento, dentre outros.
Ao fim dos trabalhos, a diretora Érika Lopes destacou que “coletamos os dados, tratamos as informações e agora faremos o gerenciamento dos custos. Acredito que já teremos um impacto positivo no uso dos recursos em 2022”.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)