Unidades Básicas de Saúde mobilizam comunidade durante o mês da mulher

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Wigor Vieira - SMS

As Unidades Básicas de Saúde de Aparecida estão mobilizando toda comunidade e organizando diversas ações, durante o mês de março, por conta do Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, quarta-feira. Cada unidade está se organizando com programações específicas como palestras, orientações sobre saúde da mulher com apoio de médicos e enfermeiros das unidades, além de sorteio de brindes e outros. A população pode procurar a unidade básica mais próxima e se informar sobre a programação.

Nesta quarta-feira, 08 de março, a Unidade Básica do setor Veiga Jardim, realizou uma manhã totalmente dedicada para o público feminino. Cerca de 60 mulheres da comunidade participaram de palestras sobre a importância da autovalorização, café da manhã, sorteio de brindes e ginástica laboral. O micro-ônibus do Centro de Testagem Aconselhamento também está no local realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites, até às 16h.

“Esse dia é muito importante para que as mulheres reflitam como é fundamental gostar de si mesmas e o quanto somos super mulheres. Precisamos nos respeitar mais, se conhecer e ter autoconfiança. Todos esses fatores contribuem para uma auto estima saudável e quando temos auto estima, temos mais coragem para lutar pelos nossos direitos e contra violências”, destacou a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Paula Santos.

No dia 10 de março, é a vez da UBS do setor Campos Elísios organizar um café da manhã, palestra com ginecologista e coleta de prevenção. A ação começa a partir das  9 horas. No dia 16 de março, quem se destaca é a Unidade Básica de Saúde do setor Jardim dos Ipês, também com palestras educativas, dicas de beleza e saúde para as mulheres da região. O evento será das 8h às 17h. 

Atenção básica e o vínculo com a comunidade 

A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações sociais, de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.  

As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e resolubilidade da atenção. Além disso, tem como estratégia de trabalho: conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário. 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)