Aparecida já aplicou mais de 971 mil doses de vacinas contra a covid-19

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de abril de 2022

Por Camila Godoy e Polliana Martins

20 de abril de 2022


Foto: Arquivo Secom Aparecida

A imunização é realizada atualmente em 37 postos fixos, além das atividades itinerantes

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) continua fazendo o enfrentamento à covid-19 com as estratégias já consolidadas e que seguem a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de “testar, monitorar e cuidar”. Além dessas, a vacinação é a principal ferramenta para prevenir a infecção, reduzir agravamentos e salvar vidas e está disponível em 37 postos fixos para moradores acima de 12 anos. Já as crianças de 5 a 11 anos têm a opção de receber o imunizante pediátrico contra o novo coronavírus em 8 postos fixos, além da vacinação escolar itinerante.

Balanço atualizado

De acordo com dados da SMS, dentre a população acima de 12 anos (477.878 habitantes, segundo o IBGE), 90,85% já recebeu pelo menos a primeira dose e 79,17% completou o esquema básico com duas doses. Já entre a população com mais de 18 anos, faixa etária autorizada para receber o reforço, 26,61% já receberam a terceira dose. E na vacinação infantil, de 5 a 11 anos, 43,17% recebeu a D1 e 12,73% tomou a D2.

Das 971.252 vacinas aplicadas em Aparecida até esta segunda-feira, 18 de março, 434.171 foram de primeira dose, 361.043 de segunda dose e 17.307 pessoas foram vacinadas com imunizante de dose única, além das doses de reforço. Na vacinação infantil, de 5 a 11 anos, já foram aplicadas 32.521 doses, sendo 25.276 de D1 e 7.245 de D2. A população estimada dessa faixa etária é de 58.545 habitantes.

Ao todo, até o último dia 18, o município já recebeu 1.043.276 doses de vacina.

Vacine-se e espalhe a conscientização

“Eu sou um defensor da Saúde Pública e exalto os trabalhadores da SMS por essa mobilização gigantesca de vacinação iniciada em janeiro de 2021. Muitas vidas foram salvas, isso é motivo de orgulho para nossa cidade, que se tornou referência em saúde para todo o Estado de Goiás não apenas no enfrentamento à pandemia, mas pela qualidade da nossa rede, das nossas equipes e dos serviços prestados. Convoco a todas as pessoas e suas famílias para que estejam em dia com as vacinas e espalhem a conscientização”, frisa o prefeito Vilmar Mariano.

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Alerta para pais e responsáveis

Para o secretário de Saúde Alessandro Magalhães a vacinação, que se tornou um “programa de família que se estende desde as criancinhas até os idosos” representa uma vitória decisiva da humanidade contra a pandemia e é um sucesso em Aparecida, embora ainda haja grupos que precisam aderir com mais empenho à imunização: “Os pais e responsáveis têm que levar as crianças para ser protegidas contra a covid-19, essa é uma cobertura vacinal que precisa crescer mais. Vamos nas escolas, temos postos por toda a cidade, realizamos ações aos sábados e continuaremos buscando alternativas, mas a população deve responder ao chamamento. Isso é vital.”

Nesse sentido, a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro ressalta: “Esperamos mais adesão à vacinação infantil, mas percebo que, gradativamente, muitos que antes tinham algum receio estão constatando que a imunização é benéfica, segura e confiável para todas as idades previstas e é o melhor caminho para salvar vidas. Estamos superando barreiras para proteger mais e mais pessoas. Com a ajuda da população, da sociedade organizada e da imprensa temos vencido a desinformação e as notícias falsas (Fake news) e avançado na imunização”.

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Onde se vacinar

As vacinas contra a covid-19 para adolescentes e adultos estão disponíveis na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis; Colina Azul; Bairro Cardoso; Delfiore; Alto Paraíso; Bandeirantes; Bairro Ilda; Independência; Buriti Sereno; Campos Elíseos; Cândido de Queiroz; Caraíbas; Chácara São Pedro; Cruzeiro do Sul; Independência Mansões; Jardim Bela Vista; Jardim Boa Esperança; Jardim dos Buritis; Jardim dos Ipês; Jardim Florença; Jardim Olímpico; Jardim Paraíso; Jardim Tiradentes; Madre Germana; Nova Olinda; Papillon Park; Parque Trindade; Pontal Sul II; Residencial Anhambi; Residencial Garavelo Park; Retiro do Bosque; Jardim Riviera; Rosa dos Ventos; Santa Luzia; Santo André e Veiga Jardim.

A Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 18h. Já as salas de vacinação das UBS´s ficam abertas de segunda à sexta das 8h às 16h.

Em todos esses 37 locais estão disponíveis imunizantes para a primeira dose, segunda e para os reforços. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Além disso, idosos e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina. O segundo reforço é aplicado mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Vacinação infantil

A vacinação infantil ocorre na Central de Imunização e nas UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque; Jardim Olímpico; e Cândido de Queiroz. Para receber a proteção contra o novo coronavírus, os pequeninos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação. Caso o responsável não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização, que deve ser apresentado no momento da imunização.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)