Geladeiras Literárias começam a ser expostas nas escolas municipais

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 18 de abril de 2017 – O projeto cultural Geladeira Literária chegou, nesta terça-feira (18) à Escola Municipal Ari Caetano, no Jardim Itapuã, em Aparecida de Goiânia. Os alunos da unidade escolar tiveram uma tarde diferente, com apresentação teatral e a chegada da geladeira repleta de livros em comemoração ao Dia Mundial do Livro Infantil. O projeto tem como objetivo incentivar a leitura entre as crianças e também entre adolescentes, jovens e adultos, pois além das escolas, haverão pontos em terminais de ônibus do município e unidades básicas de saúde e aos Cais.

“Nosso objetivo com a geladeira literária é abranger toda a população de Aparecida, levando os livros para vários locais e tornar a leitura um hábito entre os moradores”, sublinhou o secretário executivo de Cultura, Elio Bonsucesso. E para atender todos os cerca de 200 pontos de leitura, a secretaria está angariando geladeiras sem vida útil para serem utilizadas no projeto. “Quem tiver o eletrodoméstico sem uso pode ligar para a secretaria executiva de Cultura no telefone 3545-5979 que enviaremos uma equipe para buscar e iremos grafitá-la e utiliza-la como expositora dos volumes literários”, completou Elio.

O projeto conta hoje, no segundo dia após o lançamento, com 15 geladeiras e a população pode pegar qualquer exemplar exposto, ficando com ele o tempo que precisar. Mas os idealizadores ressaltam que é necessário entregar o livro para que outras pessoas também possam ler. Quem quiser fazer a doação de materais para comporem as geladeiras, basta procurar os pontos espalhados pela cidade como a Praça da Matriz e o Buriti Shopping ou mesmo ligar para a secretaria no mesmo telefone mencionado acima. “Estamos recebendo qualquer tipo de livro literário e nossa expectativa é de expor também livros didáticos, numa segunda etapa”, explanou o diretor de Cultura, Redelson Thomaz.

Crianças leitoras

Os estudantes da Escola Municipal Ari Caetano ficaram empolgados com a geladeira repleta de livros e disseram que todos os dias irão ler uma história diferente, mas por enquanto, gostam mais de brincar. “Eu gosto de brincar e de ler. Leio para meu irmão de quatro anos”, relatou Maria Eduarda de sete anos e que está no 2º ano. Quem também vai aproveitar os volumes é Luis Felipe, de 8 anos. “Gosto mais de brincar, mas gosto de ler também. Esses dias li na sala a história do Tamanduá”, disse o aluno.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)