Profissionais avisam que as pessoas aptas a se vacinar agora, principalmente as crianças, devem ser imunizadas o quanto antes. Aumento dos casos de síndromes gripais em todo o Estado acende o alerta
Em todos os 35 postos de vacinação espalhados pela cidade, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) continua vacinando os grupos prioritários contra a covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer e também segue imunizando o público alvo contra a influenza (Gripe). Com baixa adesão, especialmente no público infantil, e com o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza nas últimas semanas em todo o Estado, a SMS convoca a todos que estão aptos a receber a proteção para que o façam o quanto antes.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, convida toda a população dos grupos prioritários a comparecer nos postos sem perder tempo para evitar doenças, agravamentos e internações. Ele enfatiza que “as imunizações contra a covid-19 e a gripe reduzem os riscos de infecção, minimizam a carga viral e os sintomas e previnem o surgimento de complicações, internações e até mortes. Ao mesmo tempo, uma população vacinada contribui para não superlotar as nossas unidades de saúde”.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, avisa: “Iniciamos a vacinação contra a influenza na semana passada e estamos percebendo uma baixa adesão como já vem acontecendo com a vacina bivalente contra a covid-19. Então estamos convocando a todos que fazem parte dos grupos prioritários para receber a vacinação neste momento. Procurem os postos de vacinação o quanto antes”.
Ela destaca que neste ano a vacinação contra a influenza está diferente, contemplando de uma só vez todos os grupos prioritários por causa do aumento de casos das síndromes gripais que atacam até mesmo se confundindo com a covid-19. “Nesse aspecto, continuamos reforçando o chamamento para as crianças. O público infantil continua com baixa adesão à vacinação e temos intensificado o trabalho de informação para os pais porque ainda percebemos muitos deles receosos em relação à vacina. Nós garantimos que as vacinas são seguras, efetivas e é vital que as crianças sejam protegidas nesse momento”, reforça ela.
Para tentar reverter esse quadro de baixa adesão, Renata informa que a SMS tem feito palestras educativas nos CMEIs e nas escolas para orientar e tranquilizar os pais e responsáveis. “Repito que temos uma equipe qualificada para fazer o atendimento necessário e para esclarecer todas as dúvidas. Então, não percam tempo, levem suas crianças para um de nossos postos de vacinação. E mais: todas as vacinas podem ser administradas no mesmo momento sem qualquer risco para a criança ”, assegura a coordenadora.
Amor responsável, prevenção fundamental
Preocupada com o bem-estar do filho João Gabriel, de 2 anos, Nábia Álvares Pereira, 20 anos , moradora do Jardim Célia Maria , levou o garotinho para ser imunizado contra a covid-19 e a influenza na tarde desta quinta-feira, 13 de abril, na Central de Imunização. “Eu estava muito preocupada porque esses dias ele estava muito gripado, aí melhorou e decidi vir vaciná-lo. Vi na tv que estava na hora e vim porque é muito importante cuidar das crianças. Não há motivo para as pessoas temerem as vacinas porque elas são como sempre foram, protetoras para todas as idades. Meu filho até chorou um pouquinho na hora, mas agora ele voltará pra casa protegido graças à Deus e às vacinas.”
Quem pode tomar as vacinas
Para receber o reforço com a bivalente, além dos indivíduos com comorbidades, estão aptas para a vacinação pessoas acima de 60 anos; Gestantes e puérperas; Imunocomprometidas a partir de 12 anos; Indígenas, quilombolas e população ribeirinha a partir de 12 anos; Trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos. É necessário também já ter recebido duas doses de vacinas contra a covid-19 há quatro meses e apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF, e, se possível, o cartão de vacinação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Pessoas com comorbidades não precisam comprovar com documentos a situação, sendo suficiente a autodeclaração.
Já quem pode receber a vacina contra a gripe são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Comorbidades
O grupo prioritário de comorbidades contempla pessoas com diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; insuficiência cardíaca; cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica; hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; síndrome de down e outras síndromes genéticas; ou doença hepática crônica.
Locais de vacinação
As vacinas bivalente da Pfizer e contra a influenza estão disponíveis em todos os 35 postos de imunização da cidade. Confira:
Horário de funcionamento
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Vacinação para a população em geral
Além da vacina bivalente para grupos prioritários, Aparecida segue imunizando toda população contra a covid-19 com imunizantes monovalentes. A vacinação de adolescentes, adultos e idosos ocorre nos 36 postos citados acima. Crianças de 6 meses a 12 anos são vacinadas na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Não é necessário agendar o serviço.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, lembra que a vacina contra a Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do calendário nacional: “inclusive, pode ser aplicada junto com a vacina bivalente contra a covid-19. As duas podem ser aplicadas simultaneamente”
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)