Prefeito empossa novos conselheiros tutelares

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 22 de abril de 2013 – O prefeito Maguito Vilela empossou nesta segunda-feira, 22,  os 15 conselheiros tutelares de Aparecida de Goiânia, eleitos pela população no dia 6 de abril. A posse foi realizada no auditório da empresa Arroz Cristal e contou com a presença de autoridades políticas, secretários municipais, familiares e crianças assistidas peo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

 

“Vocês conselheiros têm uma missão sublime e importante, que é a de cuidar dos direitos das crianças e adolescentes, e mantê-los longe da marginalidade. Contem com meu apoio para desempenhar esse trabalho. Nossas crianças e adolescentes sempre serão o futuro de nosso país e merecem nosso respeito”, falou o prefeito ao abrir a solenidade.

 

Os 15 conselheiros escolhidos pela população são: Júnior Pinheiro; Luiz Felipe Gomes da Silva; Messias Menezes de Morais; Ivonete Monteiro; Ondina Vanda Santos Gonçalves; Ana Cristina de Oliveira Barbosa Moretti; Victor Paulo; Lariana da Penha Faria Santos; Deidiane Rodrigues Pereira; Rômulo Fofão; Maria de Fátima Oliveira Galvão; Neidison Oliveira de Araújo; Maria Luiza Brandão Lobo; Clarissa Pereira Barbosa e Liliane Alves de Oliveira. Eles atenderão as demandas dos três conselhos existentes no município.

 

A conselheira Liliane Alves de Oliveira lembrou que cada conselheiros tem um compromisso a partir de agora, de trabalhar arduamente em defesa das crianças e adolescentes de Aparecida. “Vamos nos juntar e trabalhar em projetos em prol da criança e do adolescente aparecidense, atuando sempre em acordo com o Estatuto, para que todos tenham seus direitos resguardados”, frisou a nova conselheira.

 

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aparecida de Goiânia (CMDCA), responsável pela convocação e realização das eleições, Deurimar Barbosa Silva, a missão mais importante dos grupo é formular, junto com o poder público municipal, politicas públicas protetivas e eficientes. “Precisamos avançar na construção de políticas públicas que garantam principalmente o cumprimento dos direitos que tanto falamos, pois eles já estão muito bem delineados no ECA”, enfatizou Deurimar.

 

CURSO – Os 15 conselheiros tutelares empossados hoje passaram por curso de capacitação na última semana, antes de iniciarem os trabalhos no dia 25 de abril. Eles também conheceram os órgãos que fazem parte da rede de proteção à criança e ao adolescente de Aparecida de Goiânia. As secretarias de Educação, Saúde, Ação Social e Esporte e Lazer; o Ministério Público, por meio do Juizado da Infância e Juventude; e as delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e de Apuração de Atos Infracionais também apresentaram suas funções e ações para o grupo.

 

Mandato Extraordinário

 

A eleição para escolha dos 15 novos conselheiros tutelares contou com seis locais de votação nas três Zonas Eleitorais de Aparecida, que determinam a presença dos conselhos. Cada conselho elegeu cinco candidatos. Eles terão mandato extraordinário, uma vez que a Lei Federal nº 12.696 de julho de 2012 – aprovada no Congresso Nacional – prevê a ampliação do mandado para quatro anos e realização de novo processo eleitoral unificado em 2015. Já empossados, os conselheiros se reunirão para definição dos presidentes de cada conselho.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)