Aparecida de Goiânia, 25 de abril de 2012 – A nova diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para o biênio 2013/2014, tomou posse hoje, 25, dentro da programação do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (II EMDS). A eleição foi realizada no final da tarde de ontem, 24, durante a 63ª Reunião Geral da FNP, também dentro da programação do encontro de prefeitos, de forma consensual e unânime. A lista dos eleitos e seus cargos está disponível no site www.emds.fnp.org.br.
Os três principais cargos, de presidente nacional, primeiro e segundo vice-presidentes, foram ocupados, respectivamente, pelos prefeitos José Fortunati (PDT-RS), de Porto Alegre; Fernando Haddad (PT-SP), de São Paulo; e Maguito Vilela (PMDB-GO), de Aparecida de Goiânia. A escolha de Maguito para uma das três principais cadeiras da FNP é um fato inédito na história da frente, tendo em vista que os três cargos sempre foram destinados à prefeitos de capitais brasileiras.
“É um prazer e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. O Brasil possui mais de 5,5 mil municípios, todos com necessidades muito específicas. A FNP trabalha para auxiliá-los, para aproximá-los do Governo Federal, de seus programas e serviços. Portanto, estou honrado por esse reconhecimento e ciente da missão que assumo”, frisou o peemedebista, que será substituído na vice-presidência da FNP para assuntos do g100, grupo de Cidades Populosas com Alta Vulnerabilidade Socioeconômica pelo prefeito de Carapicuíba (SP), Sérgio Ribeiro Silva.
A solenidade de posse contou com a presença do presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), que abriu espaço em sua agenda em consequência do convite feito pelo prefeito Maguito Vilela. Após a cerimônia, Temer falou reservadamente com o prefeito aparecidense e seguiu para compromissos em São Paulo. Olavo Noleto (PT), sub-chefe adjunto para Assuntos Federativos da Secretaria Nacional de Relações Institucionais, também aproveitou para conversar com Maguito sobre o cenário político em Goiás.
Participaram ainda as ministras da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo; grande parte do secretariado de Aparecida de Goiânia, entre eles o secretário de Governo e assessor especial para assuntos da FNP, Euler de Morais, que teve grande participação no processo de articulação dos nomes que iriam compor a nova diretoria, sobretudo o de Maguito Vilela.
Papel importante no processo de transição da nova diretoria
Durante os discursos de posse, tanto o ex-presidente da frente, João Carlos Coser (PT-ES), quanto Fortunati ressaltaram que os nomes de Maguito, Haddad e Marcos Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, estavam cotados para a presidência. Mas, diante da vontade e disposição de Fortunati para assumir o cargo, todos foram unânimes e abriram mão da indicação de seus nomes. No caso de Maguito Vilela, o compromisso com Aparecida de Goiânia também foi crucial. “Assim como a presidência da FNP, Aparecida ainda requer muito do tempo e da atenção de seu gestor e Maguito considerou isso. Dessa forma, a vice-presidência foi uma opção conciliadora para todos”, esclareceu Euler de Morais.
Euler explicou ainda que mesmo à frente da segunda vice-presidência, Maguito terá uma atuação bem intensa na FNP, principalmente pela proximidade de Aparecida com a capital e por já ter um acesso fácil aos membros do governo federal. “A nova direção também espera uma colaboração grande de Maguito neste processo de transição e consolidação da frente, já que o prefeito esteve na direção anterior, no g100”, frisou o secretário de Governo e assessor especial para Assuntos da FNP, que na ausência de Maguito assumiu a coordenação das mesas de debates do g100 no II EMDS.
Como segundo vice-presidente nacional da FNP, Maguito espera ainda abrir mais portas para Aparecida. “A FNP é uma instituição já consolidade e respeitada, que beneficia muito os municípios brasileiros, aproximando-os do governo federal e facilitando o acesso a recursos. Particularmente, espero que minha participação na FNP divulgue ainda mais Aparecida, atraindo mais apoio político e institucional”, enfatizou o peemedebista.
G100 – Maguito deixa um grande legado para a FNP. Enquanto esteve à frente do g100 conseguiu avanços importantes, além da consolidação do grupo, ainda pouco conhecido. Hoje o g100 tem perspectivas de desenvolvimento, tendo prioridade em políticas públicas federais e funcionando quase sempre como referência para os demais municípios na implantação de programas como o Bolsa Família e Renda Cidadã.
Maguito foi um dos responsáveis pela priorização dos municípios do g100 na adesão à mais recente linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), o PMAT, que visa o aprimoramento da gestão pública nos municípios e a modernização da administração tributária, a melhoria da qualidade do gasto público e, consequentemente, uma gestão eficiente nos municípios. Também trabalhou pela consolidação da parceria do grupo com o plano Brasil sem Miséria e pela expansão da rede federal de educação – IFG e UFG – com prioridade para os municípios do grupo.
APARECIDA – Outro fator que motivou SUA indicação foi a visibilidade nacional que conseguiu dar à Aparecida de Goiânia desde que assumiu sua administração, em janeiro de 2009. Embora não seja uma capital, Aparecida tem números imponentes. Com uma população de meio milhão de habitantes, mais de 150 bairros e cinco polos industriais, Aparecida figura hoje como uma das melhores opções para investimentos do país e recebe frequentemente grupos estrangeiros interessados em seu potencial – o número de indústrias ativas cresceu 209%. Em 2008, eram 590. Agora são 1.822.
Sob o comando de Maguito, Aparecida caminha para se tornar uma cidade universitária, já é a segunda em arrecadação do ICMS em todo o Estado – em 2008 era a 5ª – e assumiu recentemente o posto de quarta cidade metropolitana do Brasil com maior poder de consumo. “Todo esse desempenho positivo, mesmo diante de dificuldades básicas que o município ainda supera, consequentes da falta de investimentos no passado, desperta a atenção sobre o trabalho de Maguito e, com certeza, influenciou na escolha dos membros da frente”, avaliou o secretário de Governo de Aparecida, Euler de Morais.
DIRETORIA EXECUTIVA DA FNP
Presidência Nacional:
José Fortunati (PDT – Porto Alegre) em subtituição à João Carlos Coser (PT – Vitória)
1ª Vice-presidência:
Fernando Haddad (PT – São Paulo) em substituição à Gilberto Kassab (PSD – São Paulo)
2ª Vice-presidência:
Maguito Vilela (PMDB – Aparecida de Goiânia) em substituição à Eduardo Paes (PMDB – Rio de Janeiro)
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)